A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICIPIO DE VOLTA REDONDA

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVAS

  • UGB FERP UGB
  • Bruno Brandão Augusto
  • Hebe de Oliveira
  • Valéria Mattos

Resumo

O presente relatório de pesquisa integra um conjunto de resultados obtidos a partir do projeto de iniciação científica de título: A gestão educacional em Volta Redonda, o programa Mais Educação e a investigação sobre a qualidade da estrutura e oferta de educação integral no Município, considerando a necessidade de investigação quanto ao conceito histórico de educação integral e suas convergências ao programa Mais Educação. Foram empregados procedimentos inerente a concepção das pesquisas qualitativas, cuja preocupação esteve na interpretação dos fenômenos e processos observados para que com base em referenciais fosse possível pautar análises de cooperação ao funcionamento e expansão do próprio objeto estudado, descrevendo, compreendendo e explicando suas relações com o meio social. Foram utilizadas práticas de revisão bibliográfica, aplicação de entrevistas semiestruturadas em 02 escolas municipais, análise do discurso registrado, organização das informações obtidas. Quanto os resultados, foi possível verificar que sob determinadas condições de funcionamento, o programa atende as formulações iniciais da educação integral que deve ter suas
potencialidades consolidadas na gestão educacional do sistema de ensino do Município de Volta Redonda.

Como Citar
FERP, UGB et al. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICIPIO DE VOLTA REDONDA. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/583>. Acesso em: 19 abr. 2024.