CRIAÇÃO DE BLOGS SOBRE O TEMA “MEIO AMBIENTE” NAS AULAS DE LPP-LETRAS

  • UGB FERP UGB
  • Fábio Eliomar Souza

Resumo

Introdução


O presente relato busca sintetizar os conteúdos e os métodos desenvolvidos nas aulas de Laboratório de Práticas Pedagógicas no segundo semestre de 2016 (Curso de Letras, 2º período).


Esta disciplina aponta em sua própria nomenclatura um viés duplo, fundamentado nos princípios da “prática” e da ação experimental (“laboratório”) por um lado e, por outro, na preocupação com o processo de transmissão de conhecimentos (“pedagógica”). Tal constatação nos orientou a buscar uma experiência educativa em que o discente torna-se produtor do conhecimento em suas diversas etapas: da circunscrição do tema a objetivos específicos, passando pela coleta de dados, pela transformação deste material em um recurso de finalidade pedagógica e, por fim, da prática de ensino em si, por meio da simulação de aulas práticas.
Em síntese, o que buscamos foi demonstrar que os fundamentos da pesquisa acadêmica (a metodologia científica) são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem e que uma aula nada mais é do que a consumação de uma etapa (experimental em certo sentido) da pesquisa em si. Mas que a palavra “experimental” aqui se restrinja a sua acepção, também acadêmica, de processo conduzido de modo organizado, sistemático, fundamentado, controlado e passível de reformulação.
Por se tratar do curso de Letras, foi solicitado que o resultado final relacionasse o tema central (Meio Ambiente) a um conteúdo de Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira ou Língua Inglesa. Esta relação deveria aparecer no blog por meio de uma seção com conteúdos explicados e atividades (com gabarito de respostas).
Abaixo listamos, descrevemos e narramos todo o processo em detalhes.



Dados de identificação
A presente experiência pedagógica foi realizada na disciplina de Laboratório de Práticas Pedagógicas (LPP), no curso de Letras, com a turma do segundo período.
As aulas aconteceram no segundo semestre de 2106 e sua carga horária foi de 20h/a.



Objetivos da ação
Promover uma reflexão aprofundada e pedagogicamente embasada sobre um tema pertinente à docência (no caso, o tema Meio Ambiente).
Desenvolver algumas das habilidades e competências necessárias para a pesquisa acadêmica.
Produzir atividades de práticas pedagógicas como seminários, aulas simuladas e construção de blogs didáticos.
Relacionar o tema central a um conteúdo de Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Literatura Brasileira por meio de atividades dirigidas.



Conteúdos trabalhados
Os principais conteúdos desenvolvidos foram os seguintes:
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre o tema Meio Ambiente.
- O tema Meio Ambiente e seus desdobramentos e relações com as áreas política, econômica, cultural e social.

Como Citar
FERP, UGB; SOUZA, Fábio Eliomar. CRIAÇÃO DE BLOGS SOBRE O TEMA “MEIO AMBIENTE” NAS AULAS DE LPP-LETRAS. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/593>. Acesso em: 19 abr. 2024.