A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CLASSES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • UGB FERP UGB
  • Marilane Confort
  • Rafaela Caroline Domingue

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal analisar o papel do professor no processo de aprendizagem do aluno da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para o desenvolvimento da pesquisa também foi necessária a busca de respostas acerca dos questionamentos: Como se dá o processo de aprendizagem do aluno na EJA? e Por que a cada ano centenas de jovens abandonam os estudos?
O estudo teve como referencial teórico o grande educador Paulo Freire, em função do trabalho desenvolvido por este educador que via a educação como prática da liberdade.
Para a realização desse estudo, foram aplicados os procedimentos da pesquisa de campo, tais como entrevistas, levantamento bibliográfico de autores escolhidos para o embasamento da pesquisa. Os caminhos da libertação só estabelecem sujeitos livres e a prática da liberdade só pode se concretizar numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica.

Como Citar
FERP, UGB; CONFORT, Marilane; DOMINGUE, Rafaela Caroline. A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CLASSES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/601>. Acesso em: 19 abr. 2024.