DESAFIOS DA ESCOLA FRENTE ÀS PECULIARIDADES DO ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI

  • UGB FERP UGB
  • Marilane Confort
  • Lívia Miranda

Resumo

Em meio a tantas mudanças, o adolescente vem juntamente apresentando diversas mudanças de comportamento e personalidade. Com grande facilidade em lidar com as tecnologias que lhe são oferecidas, o mancebo se relaciona e interage com diversos indivíduos ao mesmo tempo, pois foram criados em meio à globalização e a Era Digital.
Este artigo objetiva entender o que esse modernismo propiciou, de certa forma, algumas coisas que são caracteristicamente visíveis nessa nova geração como: o imediatismo das ações, a intensidade das emoções, atitudes impulsivas, transtornos emocionais e de ansiedade, a dependência tecnológica e o consumo excessivo das mesmas. Esses fatores são determinantes nessa nova geração encontrada em nossas escolas e casas.
A fim de ratificar as reflexões levantadas nesse artigo, a pesquisa bibliográfica permitiu a descrição de alguns conceitos de adolescência, fatores biológicos e maturacionais. Também foi apresentada uma síntese a respeito da puberdade, o que é, como acontece e em que momento ela se dá. Aspectos relevantes dessa fase relacionados à era digital e moderna vivenciada foram abordados buscando relacioná-los aos desafios encontrados pela escola.

Como Citar
FERP, UGB; CONFORT, Marilane; MIRANDA, Lívia. DESAFIOS DA ESCOLA FRENTE ÀS PECULIARIDADES DO ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/602>. Acesso em: 19 abr. 2024.