As relações entre JOC e esquerdas em Volta Redonda (1969-70)

  • UGB FERP UGB
  • Paulo Célio Soares

Resumo

O presente projeto de pesquisa elege como objeto as relações entre a JOC, Juventude Operária Católica, e grupos de esquerda na cidade de Volta Redonda no recorte temporal de 1969-70, durante os chamados 'anos de chumbo', tendo como objetivos específicos: Identificar e analisar as relações e as linhas de contato e militância estabelecidas entre militantes da JOC e grupos de esquerda, inclusive organizações clandestinas da esquerda armada (AP, ANL e outras), em Volta Redonda no período citado e analisar as estratégias de atuação dos militares na repressão política aos membros da JOC e Igreja Católica em Volta Redonda.
Em relação ao corpus documental de nosso trabalho utilizaremos fontes primárias da diocese, periódicos locais e nacionais, arquivos particulares do bispo, clérigos, leigos e sindicalistas, arquivos do Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda; documentos dos órgãos de repressão abrigados no Arquivo Público do Rio de Janeiro, arquivos da Associação Nacional de Anistiados Políticos (ANAP), Arquivo Edgar Leuenroth da IFCH-Unicamp “Fundo Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda”; Arquivo do CPDOC/FGV.

Como Citar
FERP, UGB; SOARES, Paulo Célio. As relações entre JOC e esquerdas em Volta Redonda (1969-70). Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/610>. Acesso em: 25 abr. 2024.