ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTEBOL

  • UGB FERP UGB
  • Cláudio Luís Fonseca
  • Paulo Henrique de Freitas
  • Rafael Costa

Resumo

Dados de identificação
Disciplina: Metodologia do Futebol
6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física
Objetivos da ação
Vivenciar o ambiente do futebol através da participação nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série D 2016;
Analisar quantitativamente as ações técnicos-táticos ocorridas nas partidas.
Conteúdo trabalhado
A análise táticados jogos de futebol tem conquistado importância especial, com o passar dos anos algumas pesquisas têm mostrado dados relevantes aos resultados e que fazem parte do contexto do jogo. Estes estudos criam duvidas, que propõem
hipóteses, que proporcionam possibilidades, pois poucos materiais auxiliam técnicos e especialistas a compreender as equipes, jogadores e situações (LEITÃO, 2004).
O processo de captação, tratamento e análise dos dados obtidos através da observação do jogo, assumem um papel cada vez mais importante no aperfeiçoamento do rendimento da equipe e jogadores, nessa perspectiva os especialistas desenvolvem métodos e instrumentos para a observação das partidas reunindo as devidas informações (GARGANTA, 2001).
O scout do jogo é um mecanismo que tem como objetivo principal auxiliar o técnico em situações críticas e em tomada de decisões evitando o erro na avaliação, sendo de grande importância nos ajustes técnico-tático durante os jogos (DRUBSCKY, 2003).

Como Citar
FERP, UGB et al. ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTEBOL. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/611>. Acesso em: 25 abr. 2024.