DAS EMPRESAS QUE TEMOS ÀS EMPRESAS QUE QUEREMOS

o cenário de Volta Redonda - RJ

  • Gabriel Luis da Conceição UGB
  • Sheila Maria Souza Santos UFRRJ / FaSF
  • Saulo Barroso Rocha UFRRJ

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo conhecer o cenário das empresas quando na condução de práticas relacionadas à Gestão de Recursos Humanos, bem como a percepção dos gestores quanto a importância desta área para o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais. Para tanto realizou-se uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados por meio de questionário estruturado composto por onze questões semiabertas e aplicado a gestores de empresas situadas na cidade de Volta Redonda-RJ. Posteriormente, os dados foram analisados por técnicas de estatística descritiva e, o construto teórico possibilitou realizar inferências e correlações. Os resultados obtidos proporcionaram análises e discussões entre os aspectos teóricos às práticas de gestão de recursos humanos, efetivamente realizadas nas empresas. Entende-se que o presente estudo possibilitou identificar como a administração de recursos humanos é realizada nas empresas, assim como, proporcionou obter um retrato da importância da área na concepção destas organizações, como forma de viabilizar o alcance dos objetivos organizacionais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Direito pelo UBM - Centro Universitário de Barra Mansa. Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Atua como Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Docente em Ensino Superior nos cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Curso de Extensão Universitária na FaSF - Faculdade Sul Fluminense. Atua também como Consultora e Gestora em Gestão de Recursos Recursos Humanos.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001) e Analista de Sistemas (1994). Professor da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interessado nos seguintes temas: Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos. Antes de ingressar na área acadêmica atuou em organizações privadas no Brasil e no exterior durante 26 anos.

Como Citar
DA CONCEIÇÃO, Gabriel Luis; SANTOS, Sheila Maria Souza; ROCHA, Saulo Barroso. DAS EMPRESAS QUE TEMOS ÀS EMPRESAS QUE QUEREMOS. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/643>. Acesso em: 20 abr. 2024.