UTILIZAÇÃO DE MATERIAS DO COTIDIANO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GRUA

  • Diego Dornelas Diogo UGB
  • João Henrique Brandenrburger Hoppe
  • Pedro Paulo Machado

Resumo

Uma grua (equipamento pesado utilizado no transporte horizontal e vertical de materiais, o mesmo que guindaste) é uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais [1,2,3]. São utilizados habitualmente nas indústrias da construção civil e do fabrico de equipamento pesado. Uma variante deste, com a mesma função, é conhecida como ponte rolante [4].


Na construção civil, as gruas ou guindastes são estruturas temporárias ou fixas ao chão ou móvel, normalmente colocada ao lado da edificação, usada para elevar as cargas aos andares. O comprimento de uma grua simples vai de 10 metros há 150 metros podendo chegar a muito mais [4.5].


A grua geralmente é treliçada e composta por duas extremidades, uma é a pinça que eleva a carga e outro fica o contrapeso, usado para estabilizar seu peso para que não haja queda, tanto que no século XVII eram construídos em cima de roças para maior estabilidade, motores e roldanas com um ou mais cabo. Atualmente existem gruas e guindastes para todo tipo de trabalho, desde o mais simples ao mais difícil, tanto na capacidade quanto na aplicação [5,6].


Hoje em dia, com tantos novos projetos de construção para ser realizado como, por exemplo, estádios de futebol, ginásio, e o grande público que promete comparecer para prestigiar os eventos como copa do mundo e olimpíadas e entre outros, sem ajuda deste equipamento não seria possível atender a demanda com menor espaço de tempo.


Sem ajuda da grua ou guindaste seria quase impossível de fazer uma obra com qualidade e agilidade, pelo fato de ter cargas muito pesada, que vários homens demorariam para transportar.


O presente trabalho pretende apresentar uma pratica pedagógica sobre a confecção de uma Grua.


Palavra Chaves: Construção Civil, Gruas, Mecanismos de elevação de Cargas.

Como Citar
DIOGO, Diego Dornelas; HOPPE, João Henrique Brandenrburger; MACHADO, Pedro Paulo. UTILIZAÇÃO DE MATERIAS DO COTIDIANO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GRUA. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/674>. Acesso em: 19 abr. 2024.