MÉTODO HAND-ON

UMA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Anderson de Oliveira Ribeiro UGB
  • Marcos Colaço Universitário do Estado do Rio de Janeiro
  • Gustavo Paiva Silva UGB

Resumo

Com o passar do tempo, os cursos de engenharia tem incorporado mais e mais conteúdos, entretanto, em algumas disciplinas nos cursos de engenharia há necessidade de contato com a prática do conteúdo onde que muitas vezes não existe tempo hábil. A técnica Hand-on vem como uma metodologia de aprendizado que propõe uma construção do conhecimento referente ao conteúdo de forma sólida, um método onde os discentes possam, concomitantemente, aplicar o conteúdo recebido em problemas existentes no cotidiano para consolidação do conhecimento. Discutimos aqui nesse trabalho de forma detalhada como foi aplicada a metodologia Hand-on, além de apresentar a percepção dos alunos à metodologia proposta, adaptações necessárias no meio do semestre para ajuste de discrepâncias encontradas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Mestre na área de Física da Matéria Condensada (subárea Física Médica) pelo Programa de Pós Graduação em Física na UERJ, estudei alteração da estrutura de cristais em esmalte dentário causada por uma patologia. No doutorado combinei as técnicas de difração de raios X (XRD) e Microtomografia (Micro-CT) computadorizada para determinação do minerais presentes em cálculos urinários. O foco do trabalho (que ainda está em desenvolvimento) é, através de uma calibração prévia, tornar possível a determinação de fase minerais através de medidas em tomógrafos e microtomógrafos convencionais. Realizei medidas de XRD no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron do Brasil e as medidas de Micro-CT no Síncrotron Italiano ELETTRA durante o período de bolsa sanduíche pelo programa ICTP/IAEA Sandwich Training Educational Programme. Também durante esse período de bolsa sanduíche coordenei medidas de um projeto novo a época que o grupo de trabalho onde participo estava desenvolvendo na linha de Microscopia de Raios X, TWINMIC. Sou professor Adjunto do Instituto de Física da UERJ desde 2015 e membro do LAB_FisMed. Desenvolvo projetos na área de Micro-CT em colaboração com o Laboratório de Herpetologia do Instituto de Biologia da UFRRJ, com o Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos da Fiocruz, com o Departamento de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto e com o Grupo de Fibra Óptica. Na área análise por Microscopia de Raios X tenho trabalhado em colaboração com o Laboratório de Ciências Radiológicas (LCR) da UERJ. Tenho me dedicado, especialmente, na montagem de um infraestrutura para análises por Difração de Raios X e Método de Rietveld. Tenho colaborado com o Grupo de Materiais Inorgânicos Multifuncionais (GMIM), do Instituto de Química da UERJ.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Profissional pela Faculdade Sul Fluminense (FaSF) e Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Barra Mansa (UBM). Atua como Gestor Educacional no Instituto de Cultura Técnica / Faculdade Sul Fluminense, Professor na FaSF - Faculdade Sul Fluminense, Auxiliar de Coordenação dos Cursos Superiores de Bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Produção e Professor da Universidade Geraldo Di Biase - FERP, e Coordenador e Professor dos Cursos técnicos em Mecânica e eletromecânica no Instituto de Cultura Técnica. Possui experiência na área de gestão educacional e projetos educacionais. Participou da elaboração dos projetos de autorização dos Cursos Superiores de Bacharelado em Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção da Faculdade Sul Fluminense. Responsável pelo planejamento, implantação e expansão de diversos projetos na instituição em todos os níveis e modalidades.

Como Citar
RIBEIRO, Anderson de Oliveira; COLAÇO, Marcos; SILVA, Gustavo Paiva. MÉTODO HAND-ON. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/685>. Acesso em: 27 abr. 2024.