OS ENCANTOS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESENCANTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Marilane Ferreira Confort UGB
  • Glaucilene Maria de Lourdes Rabelo
  • Rosilene Maria do Carmo Rabelo

Resumo

O  presente  artigo  tem  como  objetivogeral  analisar  a  práticade  leitura  nas  Séries Iniciais  do  Ensino  Fundamental,  identificando  como  escola  e  professores  estão oferecendo  aos  alunos  o  contato  com  o  universo  da  leitura.   Como  objetivos específicos o ponto primordial do referido trabalho é descobrir os motivos que levam os  alunos  a  não  gostarem  de  ler  e  como  os  professores  buscam  reverter  esse sentimento por parte dos alunos. Por fim, apresenta alternativas para uma prática de leitura com vista à formação de aluno leitor e principalmente, adepto e multiplicador da importância e benefícios da leitura para a vida escolar e em sociedade. O estudo realizado  foi  respaldado  pela  pesquisa  bibliográfica  e  descritiva  com  base  em leituras de  autores como KLEIMAN,  GERALDI, ÔGEDA, LEITE, KRAMER,FREIRE dentre  outros. Durante  o  processo  de  construção  do  artigo  a  pesquisa  descritiva também  esteve  presente  através  de  entrevistas  realizadas  com  professores  que atuam na Educação Infantil e Séries Iniciais nos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa,  Pinheiral  e  Barra  do  Piraí,  por  meio  de  questionário  a  fim  de  promover  a coleta  de  dados  para  a  conclusão  da  pesquisa. Enfim,  o  referido  artigo  visa  buscar possibilidades múltiplas para aproximar alunos e professores do universo da leitura, desviando  o  foco,  no  primeiro  instante  que  o  momento  da  leitura  existe  somente para ser avaliado

Como Citar
CONFORT, Marilane Ferreira; RABELO, Glaucilene Maria de Lourdes; RABELO, Rosilene Maria do Carmo. OS ENCANTOS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESENCANTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/709>. Acesso em: 20 abr. 2024.