ANÁLISE DO ENSINO SOBRE ÁRVORE DA VIDA E TAXONOMIA UTILIZANDO OS RECURSOS AUDIOVISUAIS DA PLATAFORMA ADAPTATIVA DA KHAN ACADEMY

  • Livia Ferreira Vidal
  • André Ricardo Prazeres Rodrigues

Resumo

Este estudo pretende realizar discussão a respeito de práticas pedagógicas veiculadas em vídeos educativos produzidos pela Plataforma Adaptativa da Khan Academy para o Ensino de Ciências, utilizados para o ensino médio, especialmente na área de Biologia e para a disseminação de conhecimentos referentes a árvore da vida e taxonomia, bem como outros itens correlatos.


Considerando-se as relações estabelecidas entre Educação, Tecnologia e Educação em Ensino de Ciências no período do desenvolvimento da plataforma, compreendido entre 2008 e 2014, com ênfase em 2012, ano de início da utilização por parte das escolas públicas brasileiras. Durante esse período ocorreram mudanças importantes sobre o conceito e a utilização de plataformas adaptativas, também conhecidas como plataformas inteligentes, que permitem o aprendizado em qualquer ritmo, utilizando softwares que propõem atividades sob medida, para cada aluno, a partir de suas respostas e reações a determinadas tarefas. Os vídeos que compõem esta pesquisa passam pelo estudo sobre árvore da vida e taxonomia e segue sobre conteúdos referentes ao assunto, tais como: espécies, vírus e bactérias. Para a análise de ensino através dos recursos audiovisuais, serão citadas as contribuições de Paulo Freire, no que diz respeito à fundamentação de ensino aprendizagem em ambientes interativos, utilização de recursos audiovisuais e educação em ambientes além da escola.

Como Citar
VIDAL, Livia Ferreira; RODRIGUES, André Ricardo Prazeres. ANÁLISE DO ENSINO SOBRE ÁRVORE DA VIDA E TAXONOMIA UTILIZANDO OS RECURSOS AUDIOVISUAIS DA PLATAFORMA ADAPTATIVA DA KHAN ACADEMY. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/750>. Acesso em: 25 abr. 2024.