ELABORAÇÃO DE FORMIGUEIRO ARTIFICIAL COM MODELO COMPACTO PARA SER UTILIZADO NAS AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

  • Altagratia Chiesse UGB

Resumo

A utilização de estratégias de ensino que estimulem os alunos a desenvolverem o pensamento científico é fundamental para a melhoria do processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo a discussão sobre a importância da elaboração e confecção de modelos de formigueiros artificiais por docentes e por alunos de licenciatura, que poderão ser utilizados em turmas de Ensino Fundamental e Médio para aprimorar o estudo de conceitos biológicos ligados à ecologia ambiental e comportamental, e também para incentivar e despertar a curiosidade pelas metodologias investigativas no ensino de ciências biológicas. Os formigueiros artificiais são adaptados às necessidades de cada turma e escola específica e sua aplicação envolve a participação dos alunos desde sua construção e montagem até a captura e coleta dos animais que formarão a colônia. Os modelos serão utilizados pelos docentes e alunos bolsistas do projeto PIBID-Biologia do UGB no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, nas turmas que participam do projeto.


 


Palavras-chave: Formigueiros artificiais, ecologia, metodologias investigativas

Como Citar
CHIESSE, Altagratia. ELABORAÇÃO DE FORMIGUEIRO ARTIFICIAL COM MODELO COMPACTO PARA SER UTILIZADO NAS AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/752>. Acesso em: 25 abr. 2024.