O MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E O MÉTODO DE CASO NO PROCESSO DIDÁTICO DE ENSINO APRENDIZAGEM

UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE SUAS CARACTERÍSTICAS, SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS

  • Lauro Peixoto UGB

Resumo

Esta pesquisa, bibliográfica e exploratória, apresenta uma análise comparativa entre o método de estudo de caso e o método caso de estudo, caracterizando as suas vantagens e desvantagens para que sirva de orientação ao corpo docente das IES para sua aplicação na forma científica e didática conforme apresentado por alguns autores. Até então a aplicação de tais métodos tem gerado dúvidas e equívocos, quanto ao seu processo de aplicação na sala de aula do ensino da graduação. É relevante citar o fato de que ainda há pouca disponibilidade de trabalhos com enfoque comparativo entre estes dois métodos.


 


Optou-se por uma amostragem por acessibilidade, a qual, “longe de qualquer procedimento estatístico, seleciona elementos pela facilidade de acesso a eles” (VERGARA, 2000), e buscou-se autores especializados no tema.


 


Existem diferenças características entre os dois métodos quanto aos seus objetivos educacionais e quanto aos seus objetivos de pesquisa científica, ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens quanto a sua aplicação e ou utilização e também há oportunidade para pesquisas futuras, haja vista o atual repensar as metodologias de ensino e aprendizagem.


 


Palavras-chave: Estudo de Caso; Caso de Estudo, Método de Caso, Metodologia Didática, Ensino-Aprendizagem.

Como Citar
PEIXOTO, Lauro. O MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E O MÉTODO DE CASO NO PROCESSO DIDÁTICO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/754>. Acesso em: 25 abr. 2024.