EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA

DA ALIENAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO

  • Simone Alves de Medeiros
  • Thamyres Oliveira da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os estudos de teóricos que analisam a educação como meio de emancipação social no processo de formação de sujeitos críticos, contrapondo a concepção bancária de educação. Aborda a importância de se ter uma educação que promova a emancipação social, uma educação que rompa com as barreiras do capitalismo e contribua para a formação de educandos no desenvolvimento de sua criticidade. Vai contra a sociedade que vivemos, uma sociedade que visa atender os desejos do capital, usando a educação como instrumento de manipulação humana, lançando mão de uma educação neoliberal que cumpre o papel de manter o status quo, por isso a importância de como educadores pautar nossa prática na esperança de efetivar uma educação como Paulo Freire sonhou. Uma prática educativa pautada em uma educação libertadora é uma esperança para a sociedade, pois sua opção teórica traduz a constante necessidade de diálogo, a importância do pensar a prática como forma de refazer, refazendo-se, contribuindo para a formação do ser crítico, desvelando assim os interesses do capital, que estão escamoteados para que os indivíduos não tomem uma posição de mudança em relação ao capitalismo real.

Como Citar
DE MEDEIROS, Simone Alves; DA SILVA, Thamyres Oliveira. EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/775>. Acesso em: 25 abr. 2024.