IMPLEMENTAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO OEE (OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS) EM EQUIPAMENTOS DE BENEFICIAMENTO DE AÇOS

  • Wemberson Bitencourt Chrisostimo UGB
  • Caue Placa Dias
  • Gisleno Brandão da Silva

Resumo

O projeto tem como intuito realizar um estudo de caso na empresa Sul Fluminense, sediada na cidade de Valença/RJ, onde são realizadas atividades de beneficiamento de aço. O estudo de caso é sobre a aplicação do indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), que traduzido para o português significa Eficiência Global de Equipamento. O objetivo geral é desenvolver uma sistemática de cálculo deste indicador para análise e tomada de ações para melhoria contínua do processo de fabricação estudado. Como objetivos específicos temos: identificação e padronização dos motivos de paradas, medição e registro da velocidade padrão do equipamento, identificação e padronização dos tipos de defeitos para refugo, desenvolvimento de fórmulas de cálculo, definição de metas para os indicadores e apresentação das melhorias obtidas. A metodologia empregada é uma pesquisa de estudo de caso, quantitativo e qualitativo, além de pesquisas bibliográficas como apoio teórico ao desenvolvimento do estudo. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois, a meta de 65% proposta para OEE foi superada, com isto foram identificadas as melhorias a serem realizadas para melhoria dos indicadores de disponibilidade, produtividade, qualidade e consequentemente o OEE.


 


Palavras chaves: OEE, disponibilidade, produtividade, qualidade.

Como Citar
CHRISOSTIMO, Wemberson Bitencourt; DIAS, Caue Placa; DA SILVA, Gisleno Brandão. IMPLEMENTAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO OEE (OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS) EM EQUIPAMENTOS DE BENEFICIAMENTO DE AÇOS. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/782>. Acesso em: 26 abr. 2024.