AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A GARANTIA DE DIREITOS PREVISTOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ

  • Elizabeth Machado do Nascimento UGB
  • Francine Christovam de Oliveira

Resumo

O presente trabalho trata em discorrer sobre as políticas públicas de saúde e a garantia de direitos previstos no SUS em Volta Redonda/RJ. Assim, analisar a perspectiva da  sociedade civil na execução de políticas públicas de saúde tornou-se fundamental para retratar em um estudo local as nuances da efetivação do sistema de saúde pública. O trabalho destaca o direito a saúde assegurado pela Constituição Federal de 1988 e sua importância para a garantia da saúde da população brasileira. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa de campo além de outros métodos, com aplicação de questionário junto a cinquenta usuários de uma Unidade Básica de Saúde, onde foi possível demonstrar aspectos da realidade especificamente local como também de retratar situações comuns em outras cidades brasileiras, o que ilustrou numa breve comparação, os fatores que colaboram tanto para os resultados positivos, como ilustra a precariedade de outros serviços.

Como Citar
DO NASCIMENTO, Elizabeth Machado; DE OLIVEIRA, Francine Christovam. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A GARANTIA DE DIREITOS PREVISTOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/788>. Acesso em: 26 abr. 2024.