INFLUÊNCIA DO TEOR DE SILÍCIO NA FORMAÇÃO DE MICROPOROSIDADES EM PEÇAS FUNDIDAS EM FERRO NODULAR

  • Fernando Cezar Lee Tavares UGB
  • G. D. A. Soares

Resumo

Foi estudado o efeito da diminuição do teor de silício sobre a sanidade de peças fundidas em ferro fundido nodular. Para tal foram fundidas oito corridas, cada uma delas com dois níveis de teores de silício: 1,90 (composição eutética) e 2,60% (composição hipereutética). Nos blocos vazados com estas composições foi investigada a presença de porosidades por ultrassom, exame visual e líquido penetrante e nos corpos de prova em Y foram determinadas a microestrutura e as propriedades mecânicas de limite de resistência, porcentagem de elongação e dureza. Os resultados indicaram que a presença de microrechupes
foi menor nas amostras com silício mais baixo, o que aponta para a redução do grau de saturação (Sc), via redução do teor de silício, como uma prática vantajosa para a fundição.

Como Citar
TAVARES, Fernando Cezar Lee; SOARES, G. D. A.. INFLUÊNCIA DO TEOR DE SILÍCIO NA FORMAÇÃO DE MICROPOROSIDADES EM PEÇAS FUNDIDAS EM FERRO NODULAR. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/815>. Acesso em: 23 abr. 2024.