UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A DISGRAFIA

  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara
  • Fernanda Duarte Cyrne Telles
  • Genislene Borges dos Santos Lucio

Resumo

Este trabalho é referente à análise do distúrbio da Disgrafia no ensino-aprendizagem nas escolas nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental. Apresentamos algumas definições de aprendizagem, relacionando-as às dificuldades de aprender a linguagem escrita, bem como quão claramente a criança utilizará essa linguagem para expressar suas ideias e pensamentos, isto é, a disgrafia, abordando o papel dos pais, da escola e do psicopedagogo na contribuição e auxílio para sanar tais dificuldades que podem levar ao fracasso escolar, sem as devidas orientações e intervenções. Para a metodologia de trabalho, as variadas fontes de estudos nos ajudaram na pesquisa bibliográfica. Utilizamos como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre as reflexões pessoais do objeto a ser investigado. Também consideramos a análise de aquisição da leitura e da escrita e as contribuições da Psicopedagogia nas questões referentes a problemas de aprendizagem. Como prováveis resultados, destacamos a importância da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem, causadas pelo transtorno da disgrafia que podem estar na falta de noção sobre orientação e organização espacial, lateralidade, fatores emocionais, ortografia, canhoto e o desenvolvimento motor, bem como a necessidade de estudos mais aprofundados e de grande relevância sobre o tema.

Como Citar
DE ALCANTARA, Elisa Ferreira Silva; TELLES, Fernanda Duarte Cyrne; LUCIO, Genislene Borges dos Santos. UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A DISGRAFIA. Simpósio, [S.l.], n. 6, fev. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/840>. Acesso em: 20 abr. 2024.