CONFECÇÃO DE MOTORES STIRLING

  • Julio Eduardo Paiva Sena Maia
  • Daniel Minegatti
  • Alexandre Athayde

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Esta prática foi aplicada na disciplina Fenômenos de Transporte ministrada a turma de engenharia mecânica do 4° período no Campus Barra do Piraí.


OBJETIVOS DA AÇÃO


O desenvolvimento desta prática nasceu da necessidade de demonstrar aos alunos de engenharia mecânica a interdisciplinaridade existente na grade curricular, ou seja, da necessidade do entendimento do encadeamento e do amadurecimento experimentado pelo aluno no decorrer do seu curso. Assim frases como “Por que eu estudo isso?” ou “Onde eu vou usar isso?” perdem o sentido.


Com isso o processo de transformação acadêmica (o salto de aluno a profissional), que como todo o processo de transformação enfrentado pelo ser humano (como o amadurecimento, por exemplo) que é considerado penoso é amenizado. Desta forma, o que era encarado como obrigação passa a ser visto como necessidade, ou seja, disciplinas “enfrentadas” com receio e consideradas “bichos-papões” passam a ser vistas como elucidativas e complementares a formação.


O tema em questão, motores Stirling, permite uma ampla discussão e possui uma grande interdisciplinaridade, tanto vertical quanto horizontal, passando pela Termodinâmica, tecnologia de materiais, fenômenos de transporte e mecânica dos fluídos, por exemplo, podendo ainda ser expandida a outras disciplinas.

Como Citar
SENA MAIA, Julio Eduardo Paiva; MINEGATTI, Daniel; ATHAYDE, Alexandre. CONFECÇÃO DE MOTORES STIRLING. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/907>. Acesso em: 26 abr. 2024.