A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES TERMINALIA CATAPPA E BAUHINIA SPP. NA ARBORIZAÇÃO DO BAIRRO PAULO DE FRONTIN, VOLTA REDONDA/RJ

  • Angela Alves Crispim
  • Isabella Fernandes Figueira Marques
  • Thais Brandão Mendes

Resumo

Levantamento da utilização das espécies Terminalia catappa e Bauhinia spp. na arborização do bairro Paulo de Frontin, Volta Redonda/RJ. A pesquisa teve por objetivo estabelecer a existência das espécies no bairro, comparar sua utilização com os levantamentos de 2000 e 2003. Estabelecer suas condições gerais, classe de idade, altura total, condições tronco, copa, de raízes, de podas, conflitos mais frequentes e presença de cancro. Os dados foram obtidos através de levantamento das espécies, utilizando-se o mapa das ruas e uma planilha onde foram anotadas as informações. Obteve-se como resultados: que ocorreu uma diminuição da presença das duas espécies, diminuição da condição geral boa e aumento da condição regular e da condição madura. Para a T. catappa houve uma predominância de indivíduos com altura entre 12,50 a 15,00m, a poda acima da fiação e raízes expostas, para a Bauhinia spp. a predominância foi para as classes entre 5,00 a 7,50 e 7,5 a 10,00m, a poda lateral e raízes não expostas. Para as duas espécies predominou o conflito com a fiação, condição da copa desbalanceada, presença de cancro do grau 1 com muito baixa severidade.

Como Citar
ALVES CRISPIM, Angela; FERNANDES FIGUEIRA MARQUES, Isabella; BRANDÃO MENDES, Thais. A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES TERMINALIA CATAPPA E BAUHINIA SPP. NA ARBORIZAÇÃO DO BAIRRO PAULO DE FRONTIN, VOLTA REDONDA/RJ. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/909>. Acesso em: 28 mar. 2024.