PESQUISA DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA NO INTERIOR DO “CORPO” DAS TORNEIRAS DE UM HOSPITAL DE VOLTA REDONDA/RJ E A CORRELAÇÃO ENTRE OS ISOLADOS CLÍNICOS E AMBIENTAIS POR GENOTIPAGEM

  • Carlos Alberto Sanches Pereira

Resumo

A higienização hospitalar é um dos pontos mais importantes para redução de microorganismos causadores de infecções nosocomiais. Entretanto, uma atenção especial deve ser dada à água e os seus condutores (torneiras) que não são levados em conta em todas as unidades existentes em uma unidade hospitalar. Muitos micro-organismos podem sobreviver em condições muito adversas sendo necessário apenas um local úmido. Os Bacilos Gram Negativos Não Fermentadores (BGNNF), bem como a Pseudomonasaeruginosa, têm grande afinidade com a água, por se tratar de um microorganismo oportunista presente em várias condições ambientais, não são considerados patógenos. Quando encontrados em ambientes hospitalares podem ser considerados patógenos em potencial, em função da sua capacidade em se multiplicar, da higiene precária e condutas terapêuticas inadequadas como, por exemplo o uso indiscriminado de antimicrobianos de amplo espectro, o que contribui para aumentar o estado de morbidade dos pacientes imunodeprimidos colocando suas vidas em risco. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo Identificar através de testes moleculares se os micro-organismos encontrados nas amostras clínicas são os mesmos presentes no interior dos corpos das torneiras.

Como Citar
SANCHES PEREIRA, Carlos Alberto. PESQUISA DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA NO INTERIOR DO “CORPO” DAS TORNEIRAS DE UM HOSPITAL DE VOLTA REDONDA/RJ E A CORRELAÇÃO ENTRE OS ISOLADOS CLÍNICOS E AMBIENTAIS POR GENOTIPAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/912>. Acesso em: 19 abr. 2024.