VISUALSYS – DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL EDUCACIONAL PARA A VISUALIZAÇÃO GRÁFICA E MODELAGEM DE SISTEMAS LINEARES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS

  • Bruno Nunes Myrrha Ribeiro

Resumo

RESUMO


O trabalho apresenta o desenvolvimento do software educacional VISUALSYS – Visualização Gráfica e Modelagem de Sistemas Lineares Bidimensionais e Tridimensionais. Sua proposta refere-se à complementação no processo ensino/aprendizagem da disciplina de Álgebra Linear, básica dos cursos de Engenharia. Sua primeira versão aborda conceitos de sistemas algébricos lineares, de forma a relacionar conceitos algébricos e geométricos, visualizando e modelando  gráficos bidimensionais e tridimensionais, no plano e no espaço respectivamente. Estas relações são feitas a partir da inserção e alteração dos coeficientes das equações, permitindo a verificação de condições relacionada às posições de retas e planos. Utiliza-se o sistema Mathematica para desenvolver a ferramenta proposta, que permite sua funcionalidade nas modalidades stndalone e online. O resultado culminou em uma ferramenta computacional educacional específica que complementará o processo ensinoaprendizagem através de tecnologia educacional, posteriormente sendo avaliado/validado na disciplina de Álgebra Linear.

Como Citar
MYRRHA RIBEIRO, Bruno Nunes. VISUALSYS – DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL EDUCACIONAL PARA A VISUALIZAÇÃO GRÁFICA E MODELAGEM DE SISTEMAS LINEARES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/913>. Acesso em: 28 mar. 2024.