COMPARAÇÃO ENTRE DADOS DE ANÁLISES PARASITOLÓGICAS DE DOIS LABORATÓRIOS EM BARRA DO PIRAÍ/RJ COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS

  • João Luíz Leão de Oliveira
  • Daniele Alves de Almeida Oliveira

Resumo

Parasitoses intestinais são doenças que estão intimamente relacionadas às condições sanitárias e representam um importante problema de saúde pública nos países subdesenvolvidos. O presente estudo apresenta os dados fornecidos de dois laboratórios sendo um de caráter público e outro particular, localizados no município de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, onde houve a coleta de dados parasitológicos entre os meses de abril a junho de 2012, totalizando um número de 904 amostras parasitológicas provenientes de indivíduos de ambos os sexos dos dois laboratórios. Foi realizado um cruzamento de dados para fins comparativos entre os dois laboratórios alvos da pesquisa, sendo observada maior prevalência de parasitoses em indivíduos que foram atendidos no laboratório público, resultados esses que nos mostram um percentual de 39,05% de positividade entre protozoários e helmintos em laboratório público e de 32,06% de positividade entre os mesmos parasitas no laboratório particular. Foi observada uma maior positividade com relação aos indivíduos do sexo feminino em ambos os laboratórios pesquisados. O laboratório público apresentou um percentual de 7,38% e no laboratório particular um percentual de 5,80% de amostras positivas. Estes dados podem sugerir que educação sanitária, medidas profiláticas de higiene e conscientização da população aos riscos de contrair tais verminoses têm de ser trabalhadas na população da região alvo de estudo.

Como Citar
LEÃO DE OLIVEIRA, João Luíz; ALVES DE ALMEIDA OLIVEIRA, Daniele. COMPARAÇÃO ENTRE DADOS DE ANÁLISES PARASITOLÓGICAS DE DOIS LABORATÓRIOS EM BARRA DO PIRAÍ/RJ COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/917>. Acesso em: 25 abr. 2024.