ANATOMIA EM PROTÓTIPOS

  • Natasha Logsdon

Resumo

O trabalho “Anatomia em Protótipos” trata-se da representação de algumas articulações sinoviais do corpo humano através de maquetes desenvolvidas pelos alunos dos 2º períodos de educação física do UGB 2012/1 e 2012/2. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de diversos materiais como madeira, pano, EVA, gesso e outros, onde os alunos puderam traduzir as fotografias e desenhos vistos nos livros para um material em três dimensões, tornando a visualização e a compreensão do assunto mais facilitado.
As articulações sinoviais são aquelas que permitem movimentos amplos como, por exemplo, o ombro, o cotovelo, as mãos e o joelho, e também possuem estruturas específicas como discos, meniscos e certos tipos de ligamentos. Através dos protótipos criados pelos próprios estudantes, com supervisão docente, torna-se possível entender a existência e o posicionamento de algumas estruturas do corpo humano que são de difícil visualização no cadáver.
OBJETIVOS DA AÇÃO
Objetivo geral
Criar protótipos sintéticos que representem as articulações sinoviais do corpo humano.
Objetivos específicos
- Possibilitar aos alunos um melhor entendimento sobre as articulações sinoviais a partir
da criação e visualização de peças em três dimensões.
- Atrair a atenção dos alunos para o tema em forma de expressão artística dos
conhecimentos adquiridos.
- Permitir o estudo prático de articulações indisponíveis no anatômico do UGB.

Como Citar
LOGSDON, Natasha. ANATOMIA EM PROTÓTIPOS. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/921>. Acesso em: 29 mar. 2024.