MAPEAMENTO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE ORIENTAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL EM PESSOAS PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN DA APAE DE VOLTA REDONDA

  • Alexandre Batista da Silva
  • Lívia Ferreira Vidal

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção de significado de itens linguístico que codificam a noção de tempo e espaço em interações face a face de portadores de Síndrome de Down - caracterizada, em sua etiologia, pela alteração na divisão cromossônica do material genético referente ao cromossomo que acarreta comprometimentos no desenvolvimento global da pessoa -, na APAE de Volta Redonda. Para cumprir esse intento, a análise se baseará no constructo teórico da Linguística Cognitiva e mais especificamente nos conceitos de Centro Dêitico e o de Simulação Semântica. Este projeto visa a compreender como o portador de Síndrome de Down processa a informação linguística, de modo geral, e mais especificamente, como ele compreende as informações dêiticas de tempo e espaço nas interações face a face. O interesse por esse tema se dá porque os processos cognitivos de construção de significado linguístico do portador de Síndrome de Down são escassos no campo investigativo da linguística e pela importância e atualidade da proposta em tela que pretende analisar e descrever as habilidades metalinguísticas e de construção de significado linguístico dos portadores dessa síndrome que ainda não foram suficientemente elucidadas nem descritas pela ciência de modo geral nem pela Linguística Cognitiva, à qual se filia a abordagem desta investigação. Para a realização dessa pesquisa, será utilizado o método experimental com o desenvolvimento jogos de computador em que tais noções serão necessárias para a resolução da situação problema colocada.

Como Citar
BATISTA DA SILVA, Alexandre; FERREIRA VIDAL, Lívia. MAPEAMENTO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE ORIENTAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL EM PESSOAS PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN DA APAE DE VOLTA REDONDA. Simpósio, [S.l.], n. 1, ago. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/944>. Acesso em: 26 abr. 2024.