ACONTECIMENTOS COTIDIANOS NA ESCOLA: Outros Olhares sobre as Práticas

EVERYDAY EVENTS AT SCHOOL: Other Looks at Practices

Auteurs-es

  • Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes

Mots-clés :

Escola, Subjetividade, Saberes, Devir-revolucionário, School, Subjectivity, Knowledges, Becoming-revolutionary

Résumé

Neste artigo coloco em análise questões relativistas microfísicas dos acontecimentos cotidianos da escola. É com o olhar curioso e investigativo que revejo e releio práticas pedagógicas da minha geração. Como resultado, destaca-se a descoberta de saberes cristalizados que dialogam com aqueles insurgidos contra os efeitos centralizadores de poder – relações de resistências. Trago a possibilidade de se tecer uma prática diferente na sala de aula, produto da invenção que arrisca linhas de fuga como resistência e insurgência à difusão de um único modelo de sociedade, questionando a relação que está posta de enquadramento e subserviência, relação de poder centralizador que avaliza um discurso considerado científico. A problematização e o questionamento das verdades produzidas têm o sentido de possibilitar a invenção de outras práticas num devir-revolucionário.

 Abstract

 In this article, I analyze the microphysics of the daily events of the school. It is with the curious and investigative look that I review and re-read pedagogical practices of my generation. As a result stands out the discovery of crystallized knowledge that dialogues with those insurgents against the centralizing effects of power - resisting relations. I bring the possibility of weaving a different practice in the classroom, product of the invention that risks escape lines as resistance and insurgency to the diffusion of a single model of society, questioning the relationship that is set of framing and subservience, centralizing power relationship which supports a discourse considered scientific. The problematization and questioning of the truths produced have the meaning of enabling the invention of other practices in a becoming-revolutionary.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARROS, Maria Elizabeth de. Por uma outra política das práticas pedagógicas. 26ª reunião anual da ANPED. Poços de Caldas, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Poema Paulo Freire. Lutar com a palavra. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

CUNHA, Marcus Vinicius da. A Escola contra a Família. Em: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynhia Greive (org.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. 2. ed. Tradução de Ana Lucia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto; Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

FERNANDES, Ângela Maria Gomes Ribeiro. Microfísica da sala de aula: o cotidiano em análise. 2010. 77f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2005.
______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2004.

MELO NETO. João Cabral. Tecendo a manhã. Em:
______. Cabral – antologia poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

RIBEIRO, Darcy.O Livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1986.

TÓTORA, S. Democracia e Sociedade de Controle. Em: Verve: Revista Semestral do NU-SOL – Núcleo de Sociabilidade Libertária/Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais, PUC-SP. N 10. São Paulo: O Programa, 2006 – Semestral.

Publié-e

2019-04-01

Comment citer

Ribeiro Fernandes, Ângela M. G. (2019). ACONTECIMENTOS COTIDIANOS NA ESCOLA: Outros Olhares sobre as Práticas: EVERYDAY EVENTS AT SCHOOL: Other Looks at Practices. Episteme Transversalis, 10(1). Consulté à l’adresse https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/1288