A DIFICULDADE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR

THE DIFFICULTY OF INCLUDING PEOPLE WITH DEAFNESS IN THE SCHOOL CONTEXT

Autores

  • Marcos Antonio Campelo Lopes UGB
  • Jorge Tyminski Junior

Palavras-chave:

Dificuldades de inclusão, Legislação, Pessoa com surdez, Difficulties of inclusion, Legislation, Person with deafness

Resumo

A inclusão de pessoas com surdez no contexto escolar é assegurada por leis e diretrizes que garantem a esse sujeito a efetivação de seus direitos na sociedade, todavia essa inclusão apresenta desafios no âmbito escolar, tendo em vista que o aluno surdo deve ser inserido no ensino regular, de modo a propiciar uma inclusão exitosa. Este trabalho vem detectar a realidade dos desafios na vida escolar do educando surdo, analisando a interação do surdo dentro da atual conjuntura, sondando os direitos garantidos à pessoa surda, analisando as metodologias que são abordadas para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo. Essa abordagem se deu por meio de pesquisas bibliográficas, livros, artigos, em autores como: Sá (2002), Diretrizes curriculares (2012), Salamanca, (1994) entre outros para melhor compreensão, tendo como princípio a lei de diretrizes e bases da educação (1996), a Declaração de Salamanca, lei 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - LIBRAS e outras providências.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Lopes, M. A. C., & Junior, J. T. (2021). A DIFICULDADE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR: THE DIFFICULTY OF INCLUDING PEOPLE WITH DEAFNESS IN THE SCHOOL CONTEXT. Episteme Transversalis, 12(3). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/2435