TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Educação Bilíngue, Língua Brasileira de Sinais, Metodologia de Ensino de História, Surdo, Pedagogia visual, Bilingual Education, Brazilian Sign Language, History Teaching Methodology, Deaf, Visual pedagogyResumo
Este artigo objetiva apresentar a trajetória da educação dos alunos Surdos a partir das filosofias de ensino adotadas ao longo do tempo: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Além disso, trazer uma análise quanto aos desafios e possibilidades para o Ensino de História com alunos Surdos. Busca apresentar algumas das particularidades da aprendizagem desses educandos e destacar metodologias que se mostram eficazes na construção do conhecimento dos Surdos. Esse texto tem como base pesquisa bibliográfica, tendo destaque para escritos de Verry e Alegro (2006), Campelo (2008) e Santos (2018). Os resultados mostram os avanços obtidos na educação de Surdos através da LIBRAS e do Bilinguismo, mas que ainda é necessário medidas e ações para que ocorram na prática atual. Além do conhecimento em LIBRAS, faz-se necessário adequar as práticas didáticas e metodológicas as particularidades da aprendizagem desses discentes, que ocorre principalmente pela percepção visual.
Abstract
This article aims to present the trajectory of the education of Deaf students from the teaching philosophies adopted over time: Oralism, Total Communication and Bilingualism. In addition, bring an analysis of the challenges and possibilities for Teaching History with Deaf students. It seeks to present some of the particularities of the learning of these students and highlight methodologies that are effective in the construction of knowledge of the Deaf. This text is based on bibliographic research, highlighting the writings of Verry and Alegro (2006), Campelo (2008) and Santos (2018). The results show the advances made in the education of the Deaf through LIBRAS and Bilingualism, but that measures and actions are still necessary for them to occur in current practice. In addition to knowledge in LIBRAS, it is necessary to adapt the didactic and methodological practices to the particularities of these students' learning, which occurs mainly through visual perception.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Episteme Transversalis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.