MUSICOTERAPIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: NEUROARQUITETURA E SUA INFLUÊNCIA EM AMBIENTES DE REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Jade Barros Fajardo Lopes Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Palavras-chave:

Musicoterapia, neuroarquitetura, educação musica

Resumo

O presente artigo trata de um estudo sobre os conceitos de musicoterapia e ensino musical e a influência da música na saúde e bem-estar do ser humano, em particular, de crianças e adolescentes com deficiência. Aborda também o conceito da neuroarquitetura a fim de avaliar os estímulos que o ambiente pode provocar especificamente nesse grupo de pessoas, uma vez que possuem a atividade cerebral aumentada, podendo gerar reações sutis ou abruptas, e como a neurociência quando aplicada a arquitetura pode favorecer os resultados obtidos em pacientes e alunos. Esse estudo tem como objetivo final servir de base na elaboração do projeto de uma escola de música conjugada a um centro de musicoterapia para crianças e adolescentes com deficiência intelectual, sensorial ou múltipla.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Lopes, J. B. F. (2023). MUSICOTERAPIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: NEUROARQUITETURA E SUA INFLUÊNCIA EM AMBIENTES DE REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO. Episteme Transversalis, 14(2), 36–50. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/2963

Edição

Seção

EM PAUTA (Artigos em destaque)