ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O MEIO AMBIENTE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão IntegrativaResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.
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