INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO DESENCADEAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL

  • Maria Clara Ribeiro Dias
  • Pedro Henrique de Pádua da Silva
  • Angela Marta de Souza

Resumo

A obesidade na infância está relacionada integralmente com o aumento da predisposição a doenças crônicas. Um dos principais fatores que ocasionam esse aumento é o consumo elevado de alimentos ultraprocessados visto nos últimos anos, os quais são propagados enganosamente como opções alimentares saudáveis sem nenhum aviso dos seus malefícios a saúde. Objetivo geral: Verificar a influência da publicidade com o aumento da obesidade infantil. Metodologia: Foram selecionados artigos científicos em português e inglês disponíveis em bases eletrônicas, com pesquisas de livre acesso publicadas a partir de 2010, com público alvo de idades entre 6 a 19 anos de ambos os sexos. Discussão: É utilizado como estratégia das indústrias o marketing sensorial, que utiliza dos cinco sentidos humanos para atrair e fidelizar o público alvo, fazendo com que os mesmos sempre optem pela compra de seus produtos que na maioria das vezes possuem baixo valor nutricional. Considerações finais: A publicidade e o marketing de alimentos podem influenciar de forma significativa na compra de produtos por crianças e adolescentes que ficam expostas as propagandas de alimentos, muitas vezes não saudáveis e acabam por influenciar pais e responsáveis na hora da compra, acarretando problemas como a obesidade e a má formação do hábito alimentar.


Abstract


Childhood obesity is integrally related to an increased predisposition to chronic diseases. One of the main factors that cause this increase is the high consumption of ultra-processed foods seen in recent years, which are misleadingly propagated as healthy food options without any warning of their harmful effects on health. General objective: To verify the influence of advertising with the increase in childhood obesity. Methodology: Scientific articles in Portuguese and English available on electronic databases were selected, with open access research published from 2010 onwards, targeting the ages of 6 to 19 years old of both sexes. Discussion: Sensory marketing is used as an industry strategy, which uses the five human senses to attract and retain the target audience, making them always choose to buy their products, which most often have low nutritional value. Final considerations: Advertising and food marketing can significantly influence the purchase of products by children and adolescents who are exposed to food advertisements, often unhealthy and end up influencing parents and guardians at the time of purchase, causing problems such as obesity and poor dietary habits.

Como Citar
DIAS, Maria Clara Ribeiro; SILVA, Pedro Henrique de Pádua da; SOUZA, Angela Marta de. INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO DESENCADEAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 3, dec. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2181>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Saúde e Meio Ambiente