CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS NO PÓLO INDUSTRIAL DO SUL FLUMINENSE
Visão dos Coordenadores Acadêmicos e Gestores de Recursos Humanos
Resumo
Este estudo buscou identificar as habilidades necessárias para a capacitação técnica dos alunos estagiários das instituições de ensino técnico do município de Volta Redonda (RJ) para a região Médio Paraíba Fluminense (RJ). A amostra contou com gestores de Recursos Humanos e Coordenadores acadêmicos visando classificar, em ordem de importância, as habilidades para a capacitação técnica dos alunos no estágio profissionalizante; e junto a coordenadores acadêmicos visando verificar as habilidades necessárias para o desenvolvimento dos alunos no estágio profissionalizante. Verificou-se que às habilidades, pontualidade; criatividade; iniciativa; relacionamento interpessoal; interesse e envolvimento com a empresa apresentaram concordância de opinião entre os gestores de recursos humanos e os coordenadores acadêmicos no que tange à importância dessas habilidades. Já as habilidades de senso crítico; visão multidisciplinar; desenvolvimento cultural e, empreendedorismo apresentaram discordância de opinião.
Abstract
This study sought to identify the skills necessary for the technical training of trainee students from technical education institutions in the municipality of Volta Redonda (RJ) for the Middle Paraíba Fluminense region (RJ). The sample included Human Resources managers and Academic Coordinators in order to classify, in order of importance, the skills for the technical training of students in the professionalization stage; and with academic coordinators in order to verify the skills necessary for the development of students in the professional internship. It was found that skills, punctuality; creativity; initiative; interpersonal relationship; interest and involvement with the company showed an agreement of opinion between human resources managers and academic coordinators regarding the importance of these skills. Critical sense skills; multidisciplinary view; cultural development and entrepreneurship presented disagreement of opinion.