ALTERNATIVAS DE REQUALIFICAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO SUSTENTÁVEL DO SOLO URBANO EM CIDADES DO MÉDIO PARAÍBA

  • Andréa Auad Moreira
  • Isa Gomes
  • Maria Eduarda de Oliveira Rosa
  • Leonardo da Silva Loredo Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Maria Emília Silva Lucas Tobias Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Mariane Gomes da Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Maria Luiza Duque Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

No ano de 2017, a pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da professora Andréa Auad Moreira, marcou a possibilidade de estudar os territórios imediatamente contíguos ao leito do Rio Paraíba do Sul, com vistas a indicar potenciais intervenções dentro do Conceito específico de Parques Fluviais Urbanos. O artigo aqui apresentado relata a pesquisa desenvolvida no ano de 2018, que amplia e trata com mais profundidade as possibilidades de intervenções projetuais efetivas no tecido urbano da área de várzea, inscrita pelo menos nas Faixas Marginais de Proteção Fluvial - FMP, estabelecida nacionalmente pelo Código Florestal – Lei 12465/2012, e definida culturalmente pela linearidade do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes na Região do Médio Paraíba. Pretendeu-se, ao compreender a qualidade do Uso e a Ocupação do Solo existente, apontar a viabilidade de intervenções (Planos, projetos, mudanças na legislação urbanística) que possam fazer a diferença na estruturação e produção da cidade, indo ao encontro de um DESENHO AMBIENTAL, mais humanizador e sustentável do território. O trabalho pretendeu avaliar as possibilidades de reflexão e aplicabilidade das Tecnologias Sustentáveis estudadas sobre os usos e ocupações existentes, utilizando-se como recorte espacial e objeto de simulações em 2018 a cidade de Barra do Piraí, detentora de ocupação marginal expressiva às margens do Paraíba do Sul e de seu afluente, o Rio Piraí, com inúmeros problemas de infraestrutura advindos dessa ocupação. Destacam-se neste artigo as principais conquistas e reflexões da Pesquisa.

Referências

BRASIL, Constituição de 1988.
_____. Lei 9.433. 18 de janeiro de 1997.
_____. Lei Nº 12.651, De 25 de Maio De 2012

COELHO, Vitor Monteiro Barbosa. Paraíba do Sul um rio estratégico. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INTERIOR DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ET alt. Estatuto da Cidade – Lei 10.257 de 10 de julho de 2001. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

COSTA, Heloisa S. de Moura. Desenvolvimento urbano sustentável: uma contradição de termos? In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Ano 1, n.2, p. 55-71. Recife: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 1999.

FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Desenho Ambiental: Uma introdução à arquitetura da paisagem com o paradigma ecológico. São Paulo: Annablume, 1997.
________________. Planejamento Ambiental para a cidade sustentável. Editora FURB, 1999.

GEHL, Jan. Cidade para Pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2010.
__________, SVARRE, Birgitte. A Vida na Cidade - Como Estudar. São Paulo: Perspectiva, 2018.

GORSKY, Maria Cecília Barbieri. Rios Urbanos, Ruptura e Reconciliação. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

MELLO, Sandra Soares de. Na beira do rio tem uma cidade. Urbanidade e Valorização dos Corpos d água. Tese de Doutoramento. Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação. PPG|FAU. Universidade de Brasília. Brasília: s.n., 2008.

MOREIRA, Andréa Auad. Paraíba do Sul: um rio, quatro cidades, um patrimônio sócioambiental em questão. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ / FAU, 2014.

ROGERS, Richard. Cidades Para Um Pequeno Planeta - Gumuchdjian, Philip – GG 2ª Ed. 2016.

SECRETARIA DO AMBIENTE – INEA. Tratamento e Demarcação das Faixas Marginais de Proteção à luz do Decreto Nº 42.356/2010. Monica Miranda Falcão. Gerência de Hidrologia e Hidráulica, Faixas Marginais e Outorga – DILAM.

www.revistaforum.com.br/erminia-maricato-as-cidades-estao-insuportaveis/, Ermínia Maricato, 15 DE AGOSTO DE 2013. (Visitado em 23 de agosto de 2018).

www.cidades.gov.br. Portal do Ministério das Cidades. Acesso em 23 de agosto de 2018.
Como Citar
MOREIRA, Andréa Auad et al. ALTERNATIVAS DE REQUALIFICAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO SUSTENTÁVEL DO SOLO URBANO EM CIDADES DO MÉDIO PARAÍBA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 18-35, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2962>. Acesso em: 27 sep. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)