MUSICOTERAPIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: NEUROARQUITETURA E SUA INFLUÊNCIA EM AMBIENTES DE REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO

  • Jade Barros Fajardo Lopes Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

O presente artigo trata de um estudo sobre os conceitos de musicoterapia e ensino musical e a influência da música na saúde e bem-estar do ser humano, em particular, de crianças e adolescentes com deficiência. Aborda também o conceito da neuroarquitetura a fim de avaliar os estímulos que o ambiente pode provocar especificamente nesse grupo de pessoas, uma vez que possuem a atividade cerebral aumentada, podendo gerar reações sutis ou abruptas, e como a neurociência quando aplicada a arquitetura pode favorecer os resultados obtidos em pacientes e alunos. Esse estudo tem como objetivo final servir de base na elaboração do projeto de uma escola de música conjugada a um centro de musicoterapia para crianças e adolescentes com deficiência intelectual, sensorial ou múltipla.

Referências

ALVIN, J. Música para el niño disminuido. Buenos Aires, Ricordi, 1966.

BENCKE, Priscilla. Como os ambientes impactam no cérebro? Qualidade corporativa, [s. l.], 2018. Disponível em:

BIRKENSHAW – FLEMING, L. Music for all: teaching music to people with special needs. Toronto: Edit. Alfred, 1995.

"Centro de Música da Escola Primária Penleigh e Essendon / McBride Charles Ryan", 04 ago. 2021. ArchDaily Brasil. Disponível em:

“Diferentes tipos de deficiência”, 03 mar. 2020. Disponível em:

DUARTE, R. C. B. Deficiência intelectual na criança, 2018. Disponível em:

"Escola de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos", 01 jun. 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em:

FALEIRO, A. S. Neuroarquitetura aplicada em edificações de saúde: design como aliado no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista Ambiente Hospitalar, São Paulo, n. 14, p. 26-35, 2020. Disponível em:

"Fundação Santa Fe de Bogotá / El Equipo de Mazzanti", 05 fev. 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em:

LAUREANO, C. J. B. Recomendações Projetuais para Ambientes com Atendimento de Terapia Sensorial direcionados a Crianças com Autismo, 190f. Dissertação (Mestrado) ¬ Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/180532/348920.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

MIGLIANI, Audrey. Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças, 02 jul. 2021. ArchDaily Brasil. Disponível em:

“Música para saúde: os benefícios da musicoterapia”. Revista ABM, 21 dez. 2018. Disponível em:

OLIVEIRA, A. B. A. Luz – elo entre neurociência e arquitetura. Revista Especialize, maio 2012. Disponível em:

PAIVA, Andréa. Navegação espacial: NeuroArquitetura e o GPS Cerebral, 8 out. 2018. Disponível em: < https://www.neuroau.com/post/navega%C3%A7%C3%A3o-espacial-neuroarquitetura-e-o-gps-cerebral>

PAIVA, Andréa; GALVÃO, Marcia. “Neurodiversidade e acessibilidade: insights da NeuroArquitetura”, 18 maio 2021. Disponível em:

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. Revista mais educação. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, vol. 3, nº 1, mar. 2020.

RODRIGUEZ, I. A.; SILVA, E. R.; CAPELLINI, V. L.; SANTOS, F. H. A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura. Revista Música e Linguagem. Vitória/ES. vol. 1, nº 4, p.37-51, ago. 2015.

SANTOS, E. A.; ZANINI, C. R. O.; ESPERIDIÃO, E. Cuidando de quem cuida: uma revisão integrativa sobre a musicoterapia como possibilidade terapêutica no cuidado ao cuidador. Revista Música Hodie, Goiânia. vol. 15, nº 2, p. 92-104, 2015.

SOUZA, G. P. Centro de Vivência: Crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o papel de inclusão da Arquitetura, 122f. Monografia (graduação) ¬ Centro Universitário do Sul de Minas ¬ UNIS, Varginha, 2018. Disponível em: < file:///C:/Users/Abimar.Cunha/Downloads/TCC%20-%20GIORDANY%20SOUZA%20-%20CENTRO%20UNIVERSIT%C3%81RIO%20DO%20SUL%20DE%20MINAS%20UNIS.pdf>







VÁSQUEZ, Adolfo Sánches. Filosofia da práxis (2a ed.) Maria Encarnación Moya (Trad.). São Paulo: Expressão Popular, 2011.

WINER, Emily; KEIM, Julia. Design on the brain: Combining neuroscience and architecture, 9 out. 2018. Disponível em: < https://resources.wellcertified.com/articles/design-on-the-brain-combining-neuroscience-and-architecture/>
Como Citar
LOPES, Jade Barros Fajardo. MUSICOTERAPIA E EDUCAÇÃO MUSICAL: NEUROARQUITETURA E SUA INFLUÊNCIA EM AMBIENTES DE REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 36-50, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2963>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)