CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - APAE ARQUITETURA COMO ELEMENTO FACILITADOR

  • Vivian Vitorino Tirello Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Andréa Auad Moreira Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Carlos Antônio de Almeida Baião Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Flávio Luiz Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa no tema Arquitetura Inclusiva, tem por objetivo abordar a importância do olhar mais atencioso às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, para o alcance da sua integridade e autonomia social. Identificou-se a necessidade de incorporar a APAE já existente no município, em um Centro de Educação Especial na cidade de Volta Redonda - Rio de Janeiro- para um auxílio mais completo desses usuários, aliando educação ao tratamento de saúde. Foram feitos estudos e pesquisas sobre a necessidade desse público e a relação da humanização arquitetônica com o desenvolvimento destes usuários, de forma a colaborar e auxiliar na adaptação dos mesmos à sociedade, permitindo e proporcionando à eles, uma maior independência.

Referências

AMERICAN, ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES - AAIDD, 2018).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília, DF: O Ministério; 2001.

MALKIN, Jain. Hospital interior architecture creating healing environments for special patient populations. New York: JOHN Wiley & Sons, Inc., 1991.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 4. ed. Porto Alegre: Ed. Meditação, 2006.

COSTI, Marilice. A influência da luz e da cor: em salas de espera e corredores hospitalares. Porto Alegre: EDIPUCRD, 2002.

DEL CARLO, Ualfrido - “Arquitetura Sustentável e Baixo Impacto Ambiental” / 1999.

DIAS, Sueli S.; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos L. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 169-182, abr./jun. 2013. Disp.:: < https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/47212> . Acesso em: 22 jun. 2020.

ITTEN, Johannes. The Art of Color: Subjective Experience and Objective rationale of Color, apud. BARROS, 2006.

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96)

REDE SARAH. Disponível em: http://www.sarah.br/a-rede-SARAH/nossas-unidades/. Acesso em: 23 de junho de 2020.
Como Citar
TIRELLO, Vivian Vitorino et al. CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - APAE ARQUITETURA COMO ELEMENTO FACILITADOR. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 184-200, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2994>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)