REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO REDONDO E SEDE PARA PROJETO SOCIAL PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS DE PROSTITUIÇÃO, ESTUDO DE CASO DO BAIRRO ATERRADO EM VOLTA REDONDA

  • Arthur de Lima Carmona Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Mônica Campos Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Renato Itaborahy Ferreira Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

Requalificar uma área urbana é abordar a melhoria de um determinado espaço ou construção, buscando reaver a qualidade de equipamentos ou infraestruturas, como este projeto pretende fazer com o Edifício Shopping 35, que está localizado em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. O prédio modernista está posicionado em uma área com alta densidade comercial, e à margem do Bairro Aterrado, onde se observa a degradação do edifício, e a marginalidade na área que o circunda. Neste lugar acontece a prostituição de travestis e transexuais, o que fez com que o entorno, e principalmente o edifício adquirissem o rótulo de local de meretrício. O projeto busca restaurar a expressão comercial do edifício e torná-lo de fato um prédio marcante, símbolo na paisagem e no comércio da cidade. Assim como tratar a problemática social que gera a prostituição de travestis e transexuais em um projeto que proporcione suporte social e a inserção no mercado de trabalho formal, do qual ficam segregadas devido ao preconceito, à identidade de gênero que muitas vezes resulta na falta de capacitação.

Referências

BARRIENTOS, M. I. G. G.; QUALHARINI, E. L. Retrofit de construções, metodologia e avaliação.ResearchGate. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275652033. Acesso em 24 out. 2017

HILLIER, Bill. Space isthemachine: A ConfigurationalTheoryofArchitecture. Cambridge, Cambridge University Press; 1996.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Martins Fontes, São Paulo; 1ª edição, 2000.

JESUS, J. G. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e Termos. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/87846526/Orientacoes-sobre-Identidade-de-Genero-Conceitos-e-Termos. Acesso em 24 out. 2017.


LYNCH, Kevin. A imagem da cidade., 3ª ed. São Paulo, Martins Fontes; 2011

MOREIRA, Andrea. MOMOVR: A inscrição do movimento moderno no patrimônio urbanístico e arquitetônico de Volta Redonda. Volta Redonda, UGB; 2014.

MORGADO, P. Uso e Ocupação do Solo. Atlas Digital. Lisboa. 21p. 2016.

MOURA, D.; GUERRA, I.; SEIXAS, J.; FREITAS, M. J. A Revitalização Urbana: Contribuintes para a Definição de um Conceito Operativo. Cidades-Comunidades e Territórios. v.1, n.12/13, p.15-34, 2006.

SOUZA, D. E. S.; COSTA, B. L. S.; RODRIGUES, E. M. A inserção de pessoas transexuais e travestis no mercado de trabalho. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 13 p. 2016.
educacao-infantil-curso-online.
Como Citar
CARMONA, Arthur de Lima et al. REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO REDONDO E SEDE PARA PROJETO SOCIAL PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS DE PROSTITUIÇÃO, ESTUDO DE CASO DO BAIRRO ATERRADO EM VOLTA REDONDA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 225-243, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2997>. Acesso em: 03 dec. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)