HABITAR DOS MILLENNIALS: COMPREENDENDO SUAS FORMAS DE HABITAÇÃO

  • Thays Vasconcelos Bastos Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Carlos Antônio de Almeida Baião Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Flávio Luiz Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Samuel de Oliveira Bittencourt Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca do conceito de casa estabelecido na sociedade e, por conseguinte, apresentar propostas para uma forma de habitação mais plural, a fim de abarcar as demandas da nova geração, conhecida como millennials. O estudo adotou procedimentos de pesquisa qualitativa, havendo também características de pesquisa quantitativa. A coleta e interpretação dos dados foram realizados a partir de pesquisas a respeito do assunto a fim de recolher informações do público-alvo através de dados censitários, formulários e entrevistas sobre os usuários, suas atividades e serviços que estabelecem relevantes relações com o objeto de estudo. O presente artigo visa analisar referências conceituais e projetuais que se assemelham ao tema e ajudaram a nortear o projeto. Além disso, discute aspectos relativos ao conceito do minimalismo e à aplicabilidade de ideias anticonsumistas a esses espaços que visam atender as necessidades dessa nova geração. Por fim, o artigo ressalta a viabilidade projetual desse habitar multifuncional e flexível, com ênfase no seu aspecto consciente dos danos provocados pela extensa utilização dos recursos naturais como se fossem infindáveis, na aposta de um estilo de moradia responsável.

Referências

ARQUITETURA MINIMALISTA: O ESTILO QUE REVOLUCIONOU A ARTE E SE TORNOU UMA TENDÊNCIA MUNDIAL. VIVA DECORA. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019.

ARQUITETURA MINIMALISTA: SAIBA O QUE É E COMO APLICAR. ARCHTRENDS. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019.

CONTE, Mariana – Apartamento com espaços flexíveis – 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

GAVINA, Ana Catarina Novais. Conceito de Mínimo na Arquitetura: proposta para a Quinta do Canavial. 2016. 133f. Dissertação de Mestrado – Universidade da Beira Interior, Covilhã.

GRIMBERG, Jorge – Millennials: a geração que estimula o compartilhamento de espaços com design e liberdade – 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2019.

LE MONDE CAMPOLIM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MORAR BEM EM SOROCABA. CRB CONSTRUTORA. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019.

MINIMALISM: A DocumentaryAbouttheImportantThings. Direção de Matt D’Avella. EUA: Matt D’Avella, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2019.

MINIMALISM: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE AS COISAS IMPORTANTES. COMUNIDADECULTURA E ARTE. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2019.

MODELLI, Laís – 'O prazer do desapego': minimalistas defendem que ter menos coisas cria mais liberdade – 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019.

ROJAS, Piedade – Compreender as formas de habitar dos millennials – 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.

RUVINA, Paulo – Plantas Flexíveis: adequação ao seu momento de vida – 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

SIMONELLI, Nadia – Ambientes flexíveis e integrados no apartamento de 60m² - 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

VIANA, Arthur – Geração Dos Millennials: Onde Vivem, Como Pensam, Como Compram E Como Vendem – 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2019.

VOLTA REDONDA/ RIO DE JANEIRO/ BRASIL. IBGE. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2019.
Como Citar
BASTOS, Thays Vasconcelos et al. HABITAR DOS MILLENNIALS: COMPREENDENDO SUAS FORMAS DE HABITAÇÃO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 244-261, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2998>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)