ANÁLISE DO DISCO “NOS DIAS DE HOJE”, DE IVAN LINS, PELA ÓTICA DA TEORIA DA CANÇÃO

  • Julia Menezes do Espírito Santo Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Fábio Elionar do Carmo Souza Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma proposta de análise da Teoria da Canção que busca compreender a canção para além da interpretação textual da letra. A pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo do disco Nos dias de hoje, do cantor e também compositor, Ivan Lins. A proposta leva em consideração não só a análise do conteúdo das canções, mas também o contexto histórico de produção do disco. Através da pesquisa bibliográfica foi possível analisar as contribuições teóricas sobre o tema, a partir de autores como Matos, Meller, Manzoni e Rosa, Tatit, Treece, que dão o suporte teórico necessário para o desenvolvimento dos estudos.

Referências

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a História. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2016
CARETTA, Álvaro Antônio. Relações entre gênero e éthos na canção popular brasileira. Disponível em: < http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es >. Acesso em 17. mai. 2021.
CAROCHA, Maika Lois. A Censura Musical Durante O Regime Militar (1964-1985). Curitiba, 2006.

DITADURA MILITAR NO BRASIL (1964-1985). Disponível em: . Acesso em 27. ago. 2021.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Verbete IVAN LINS. Disponível em: . Acesso em 27. ago. 2021.

GOUVÊA, Viviane. Censura no Brasil. Site Que República É Essa? Disponível em: < http://querepublicaeessa.an.gov.br/temas/136-censura-no-brasil.html >. Acesso em: 20 out. 2021.

IVAN LINS. Site Oficial Ivan Lins. Disponível em: < https://ivanlins.com.br/ >. Acesso em 27. ago. 2021.

LINS, Ivan. Nos Dias de Hoje. São Bernardo do Campo – SP: EMI – Odeon, 1978. 1 disco 33 rpm, estéreo.

MANZONI, Ahiranie Sales S., ROSA, Daniela Botti da. Gênero Canção: Múltiplos Olhares. Minicurso ministrado no V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2010) realizado em Maceió--AL em novembro de 2010.

MATOS, Claudia Neiva de. Poesia, canção e mídia. Os especialistas em Letras e a poesia que está no ar. Niterói, n. 12, p. 101-112, 1. Sem. 2002

______. Canção Popular e Performance Vocal. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2021.

MELLER, Lauro. Poetas ou cancionistas? Uma discussão sobre música popular e poesia literária. 1. Ed- Curitiba: Appris, 2015

NICODEMO, Thais Lima. Começar de Novo: a trajetória musical de Ivan Lins de 1970 a 1985 -Campinas, SP : [s.n.], 2014.

TREECE, David. Melodia, Texto e o Cancionista, de Luiz Tatit: novos rumos nos estudos da música popular brasileira. [S. l.], n. 4-5, p. 332-350, 2003. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116391 >. Acesso em: 15 abr. 2021.

TATIT, Luiz. Elementos Para a Análise da Canção Popular. Cadernos de Semiótica Aplicada. vol.1, n.2, dez. 2003

_____. O cancionista. 2ª ed- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002

PITRE-VÁSQUEZ, Edwin Ricardo . Vitor Martins: uma história de música brasileira. Revista de Divulgação Cultural , São Paulo, Brasil, v. 01, p. 132-143, 2005.

SOUZA, Fábio Elionar do Carmo. O Estudo e a Análise da Canção: comentários introdutórios. Disponível em: < https://medium.com/@fabioelionar/o-estudo-e-a-an%C3%A1lise-da-can%C3%A7%C3%A3o-coment%C3%A1rios-introdut%C3%B3rios-b1093cc54772 >. Acesso em: 10 ago. 2021.
Como Citar
SANTO, Julia Menezes do Espírito; SOUZA, Fábio Elionar do Carmo. ANÁLISE DO DISCO “NOS DIAS DE HOJE”, DE IVAN LINS, PELA ÓTICA DA TEORIA DA CANÇÃO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 487-503, sep. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3018>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Educação e Sociedade