AULAS PRÁTICAS E POSSIBILIDADES AVALIATIVAS: UM ESTUDO DOCUMENTAL NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DA REDE ESTADUAL ENSINO DE PERNAMBUCO

  • Stênio de Castro Ribeiro II Escola Técnica Estadual Agamemnon Magalhães (ETEPAM), Recife, PE/Brasil Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo realiza um estudo documental que tem como finalidade identificar a prática docente relacionadas às aulas práticas e as possibilidades avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Curso Técnico Mecânica da Rede Estadual de Escolas Técnicas do estado de Pernambuco. O seu desenvolvimento foi motivado pela ausência de um direcionamento ou indicação sistematizada voltadas as aulas práticas e suas  avaliações que possa servir e ser considerada ou utilizada por docentes que atuam na EPT em sua prática. Os documentos selecionados para o estudo foi constituído por 6 (seis) documentos institucionais no âmbito Federal, Estadual e Escolar. Os resultados do estudo permitiram observar, particularmente, que tanto os documentos a nível estadual quanto a nível escolar dentro do contexto da EPT dos cursos ofertados pelo estado de Pernambuco carecem ser revisados e atualizados. Isso, para  que possa oferecer ao docente, em sua prática, uma orientação relevante, especialmente, nas aulas práticas e suas avaliações.

Referências

ARAÚJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/agosto 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 18 de jan. 2023.

BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010 – 3. ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/downloads.jsf. Acesso em: 9 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.639 de 26 de março de 2018 – Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas. Brasília, DF: Presidência da República, [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13639.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

CARNETI, L. A. B.; NAPP, C. Relação teoria e prática no curso técnico em agropecuária do IFRS–Campus Sertão. I Seminário de educação no campo, 2013. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2005/Luiz%20Augusto%20Batista%20Carneti%20e%20Cristina%20Napp.pdf. Acesso em: 9 de out. 2022.

CFT. Resolução no 101, de 4 de junho de 2020, Disciplina e orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em Mecânica., Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou//resolucao-n-101-de-4-de-junho-de-2020-260784844. Acesso em: 10 de ago. 2023.

ETEPAM. Plano de curso técnico em mecânica. Recife: ETEPAM, 2022.

ETEPAM. Projeto político pedagógico. Recife: ETEPAM, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 4 ed. São Paulo: editora Atlas, 2002.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 29 ed. São Paulo: Cortez editora, 2009.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez editora, 2011.

MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4 ed. Brasília, 2022. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 10 de set. 2022.

MEC. Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica., Brasília, 2021. Disponível em:
https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECPN12021.pdf. Acesso em: 19 de dez. 2022.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2023.

MEC. Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018, atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 15 de jul. 2003.

MERCES, T.; LIMA, M. Docência na educação profissional e tecnológica: singularidades e implicações do trabalho do professor no SENAI. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 50, p. 304-326, out./dez. 2020. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/5651/47967213. Acesso em: 18 de out. 2022.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Decreto nº 48.477, de 26 de dezembro de 2019, Institui o Regimento escolar unificado substitutivo das escolas técnicas da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco. Recife, 2019. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=48557&tipo=TEXTOORIGINAL#:~:text=1%C2%BA%20Este%20Regimento%20Escolar%20Unificado,Lei%20Federal%20n%C2%BA%209.394%20de. Acesso: 27 de dez. 2022.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Parecer CEE/PE Nº 007/2021-CEE, Análise e aprovação do currículo de Pernambuco – ensino médio, Recife, 2021. Disponível em: http://www.cee.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/PARECER-CEE.PE-N%C2%BA-007.2021-CEE-Curr%C3%ADculo-do-Ensino-Medio.pdf. Acesso em: 27 de dez. 2022.

RABONI, Paulo César de Almeida. Atividades práticas de ciências naturais na formação de professores para as séries iniciais. Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp (Tese de Doutorado), 2002. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-br&as_sdt=0%2c5&q=atividades+pr%c3%81ticas+de+ci%c3%8ancias+naturais+na+forma%c3%87%c3%83o+de+professores+para+as+s%c3%89ries+iniciais&btng=. Acesso em 16 de fev. de 2023.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 de set. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O tabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

TAVARES, V. S.; SOBANIA JÚNIOR, V. J. Aprendizagem e as tecnologias da educação: recursos utilizados nas aulas de topografia. Omnes Humanitate – Revista Científica da ESAB, vol. 4. n. 12, p. 11-20. jan. a mar. 2014. Disponível em: https://esab.edu.br/wp-content/uploads/2020/10/revista_esab8.pdf. Acesso: 3 de out. 2022.

ZABALA. A. A prática educativa: como ensinar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Como Citar
RIBEIRO II, Stênio de Castro; MELO FILHO, Ivanildo José de. AULAS PRÁTICAS E POSSIBILIDADES AVALIATIVAS: UM ESTUDO DOCUMENTAL NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DA REDE ESTADUAL ENSINO DE PERNAMBUCO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 533-549, sep. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3021>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Educação e Sociedade