TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA
Resumo
Objetiva-se neste trabalho: (1) investigar o tratamento dado à transitividade verbal no ensino básico; (2) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos a fim de apresentar uma descrição produtiva da transitividade verbal no ensino básico; (3) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o aprimoramento da descrição da transitividade verbal no ensino básico. Assim, espera-se contribuir para as reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, analisou-se uma coletânea de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, de modo a traçar considerações acerca do âmbito teórico-descritivo e acerca da pertinência dos exercícios. Verificou-se que o material didático, no geral, não acompanha as discussões linguísticas atuais. Por fim, é apresentado um conjunto de atividades para contribuir para um ensino reflexivo, objetivando o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CUNHA, C. F. da; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
CUNHA, M. A. F. da; SILVA, J. Romerito. Transitividade: do verbo à construção.
Revista Linguística. Rio de Janeiro. v. 14. nº 1. p. 48-64, jan./abr. 2018.
GERHARDT, A. F. Ensino de gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e exercícios. 2ª. ed. Campinas: Pontes, 2017.
KENNEDY, E. Curso Básico de Linguística Gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.
LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Revista Em aberto. Brasília, ano 16, n. 69. p. 3-9, jan./mar. 1996.
. M. O texto não é pretexto. In: Leitura em Crise na Escola: as Alternativas do Professor. Regina Zilberman (org.). Porto Algre: Mercado Aberto, 1982.
LIMA, C. H. da R. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
MELO, A. L. de. O; PAULA, M. N. de; Despertando o olhar científico para o estudo da língua materna. 1ª ed. Belo Horizonte: Fale, 2020.
LUFT, C. P. Dicionário Prático de Regência Verbal. 8ª. ed. São Paulo: Ática, 2008.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
PERINI, M. A.; FULGÊNCIO, L. Notas sobre a transitividade Verbal. In: Linguística aplicada ao ensino de português. Kirst, Marta, Clemente, Ivo et al. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. p. 64-82.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. 6. ed. Campinas: Unicamp, 2000.
VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática. In: (org.) Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Letras UFRJ, 2017b. p. 64-82.