TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA

  • Rodrigo Marques Lima Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Juliana Barros Nespoli Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Objetiva-se neste trabalho: (1) investigar o tratamento dado à transitividade verbal no ensino básico; (2) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos a fim de apresentar uma descrição produtiva da transitividade verbal no ensino básico; (3) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o aprimoramento da descrição da transitividade verbal no ensino básico. Assim, espera-se contribuir para as reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, analisou-se uma coletânea de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, de modo a traçar considerações acerca do âmbito teórico-descritivo e acerca da pertinência dos exercícios. Verificou-se que o material didático, no geral, não acompanha as discussões linguísticas atuais. Por fim, é apresentado um conjunto de atividades para contribuir para um ensino reflexivo, objetivando o aprimoramento das práticas pedagógicas.

Referências

BARBOSA, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: Descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p. 31-57.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CUNHA, C. F. da; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

CUNHA, M. A. F. da; SILVA, J. Romerito. Transitividade: do verbo à construção.
Revista Linguística. Rio de Janeiro. v. 14. nº 1. p. 48-64, jan./abr. 2018.

GERHARDT, A. F. Ensino de gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e exercícios. 2ª. ed. Campinas: Pontes, 2017.

KENNEDY, E. Curso Básico de Linguística Gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.

LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Revista Em aberto. Brasília, ano 16, n. 69. p. 3-9, jan./mar. 1996.

. M. O texto não é pretexto. In: Leitura em Crise na Escola: as Alternativas do Professor. Regina Zilberman (org.). Porto Algre: Mercado Aberto, 1982.

LIMA, C. H. da R. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MELO, A. L. de. O; PAULA, M. N. de; Despertando o olhar científico para o estudo da língua materna. 1ª ed. Belo Horizonte: Fale, 2020.

LUFT, C. P. Dicionário Prático de Regência Verbal. 8ª. ed. São Paulo: Ática, 2008.

PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.

PERINI, M. A.; FULGÊNCIO, L. Notas sobre a transitividade Verbal. In: Linguística aplicada ao ensino de português. Kirst, Marta, Clemente, Ivo et al. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. p. 64-82.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. 6. ed. Campinas: Unicamp, 2000.

VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática. In: (org.) Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Letras UFRJ, 2017b. p. 64-82.
Como Citar
LIMA, Rodrigo Marques; NESPOLI, Juliana Barros. TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 109-130, apr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3241>. Acesso em: 21 nov. 2024.