TRANSPORTE PÚBLICO ATUAL: Condição do Transporte Público entre o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense

CURRENT PUBLIC TRANSPORTATION: Condition of Public Transport between Rio de Janeiro and the Baixada Fluminense

  • Thiago da Silva Nunes Correia
  • Nayana Penoni Gomes

Resumo

Neste artigo abordou-se os principais modais utilizados no Transporte Público entre o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. Pressupostos amadurecidos no início da pesquisa indicaram que o modal Rodoviário e o modal Ferroviário são os mais utilizados para o deslocamento diário de pessoas neste trecho. Com o progresso da pesquisa bibliográfica, tal utilização pode ser confirmada e alguns problemas como: Congestionamentos e superlotação no caso do Modal Rodoviário; Vagões, estações em condições de má conservação e superlotação no caso do Modal Ferroviário. Os investimentos para os eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas trouxeram avanços nos referidos modais como a criação de faixas e estações exclusivas para ônibus (BRTs); modernização de tecnologias, novos vagões e reformas em estações de trens. No entanto, nem todas as etapas das obras planejadas foram concluídas, observou-se um avanço da mobilidade urbana durante os grandes eventos que beneficiou a população com a entrada em operação das partes que puderam ser concluídas dentro do cronograma. Contudo, após a finalização dos eventos no Rio de Janeiro, a retomada de alguns trechos de obras especificamente no BRT da Av. Brasil tem causado grandes transtornos a população que utiliza diariamente este trecho para deslocamento. Analisando-se pelo lado da crise fiscal, pela impossibilidade de se concluírem todas as obras planejadas no curto prazo, pela retomada de trechos de obras da Av. Brasil, o que ocasionou um aumento nos engarrafamentos, vemos que a Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro parece ter retrocedido em relação aos dois modais.


Abstract


In  this  article  we  discuss  the  main  modalities  used  in  Public  Transport  between  Rio de  Janeiro  and  Baixada  Fluminense.  Assumptions  matured  at  the  beginning  of  the research indicated that the modal Bus and Rail modal are the most used for the daily displacement  of  people  in  this  stretch.  Modernization  of  technologies,  new  wagons and  reforms  in  train  stations.  However,  not  all  stages  of  the  planned  works  were completed;therewas  an  increase  in  anurban  mobility  during  the  great  events  that benefited  the  population  with  the  entry  into  operation  of  the  parts  that  could  be completed  on  schedule.  However,  after  the  conclusion  of  the  events  in  Rio  de Janeiro,  the  resumption  of  some  stretches  of  works  specifically  in  the  BRT  of  Av.Brasil  has  caused  great  inconvenience  to  the  population  that  uses  this  stretch  for displacement  daily.  Railroad  investments  could  not  be  resumed  due  to  the  fiscal crisis that Rio de Janeiro crosses. Analyzing on the side of the fiscal crisis, due to the impossibility of completing all theplanned works in the short term, by the resumption of stretches of works of Av. Brasil, which caused an increase in traffic jams, we see that the Urban Mobility of Rio de Janeiro Seems to have regressed in relation to the two modes.

Como Citar
CORREIA, Thiago da Silva Nunes; GOMES, Nayana Penoni. TRANSPORTE PÚBLICO ATUAL: Condição do Transporte Público entre o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 9, n. 1, may 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/889>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)