TRANSPORTE PÚBLICO ATUAL: Condição do Transporte Público entre o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense
CURRENT PUBLIC TRANSPORTATION: Condition of Public Transport between Rio de Janeiro and the Baixada Fluminense
Resumo
Neste artigo abordou-se os principais modais utilizados no Transporte Público entre o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. Pressupostos amadurecidos no início da pesquisa indicaram que o modal Rodoviário e o modal Ferroviário são os mais utilizados para o deslocamento diário de pessoas neste trecho. Com o progresso da pesquisa bibliográfica, tal utilização pode ser confirmada e alguns problemas como: Congestionamentos e superlotação no caso do Modal Rodoviário; Vagões, estações em condições de má conservação e superlotação no caso do Modal Ferroviário. Os investimentos para os eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas trouxeram avanços nos referidos modais como a criação de faixas e estações exclusivas para ônibus (BRTs); modernização de tecnologias, novos vagões e reformas em estações de trens. No entanto, nem todas as etapas das obras planejadas foram concluídas, observou-se um avanço da mobilidade urbana durante os grandes eventos que beneficiou a população com a entrada em operação das partes que puderam ser concluídas dentro do cronograma. Contudo, após a finalização dos eventos no Rio de Janeiro, a retomada de alguns trechos de obras especificamente no BRT da Av. Brasil tem causado grandes transtornos a população que utiliza diariamente este trecho para deslocamento. Analisando-se pelo lado da crise fiscal, pela impossibilidade de se concluírem todas as obras planejadas no curto prazo, pela retomada de trechos de obras da Av. Brasil, o que ocasionou um aumento nos engarrafamentos, vemos que a Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro parece ter retrocedido em relação aos dois modais.
Abstract
In this article we discuss the main modalities used in Public Transport between Rio de Janeiro and Baixada Fluminense. Assumptions matured at the beginning of the research indicated that the modal Bus and Rail modal are the most used for the daily displacement of people in this stretch. Modernization of technologies, new wagons and reforms in train stations. However, not all stages of the planned works were completed;therewas an increase in anurban mobility during the great events that benefited the population with the entry into operation of the parts that could be completed on schedule. However, after the conclusion of the events in Rio de Janeiro, the resumption of some stretches of works specifically in the BRT of Av.Brasil has caused great inconvenience to the population that uses this stretch for displacement daily. Railroad investments could not be resumed due to the fiscal crisis that Rio de Janeiro crosses. Analyzing on the side of the fiscal crisis, due to the impossibility of completing all theplanned works in the short term, by the resumption of stretches of works of Av. Brasil, which caused an increase in traffic jams, we see that the Urban Mobility of Rio de Janeiro Seems to have regressed in relation to the two modes.