ENTRE A BARBÁRIE E A PLENITUDE: A Literatura como Agente da Formação Plena de Cidadãos, Indicada pelos Documentos Oficiais do Governo
BETWEEN A BARBARIE AND A FULLNESS: The Literature as Agent of the Full Training of Citizens, Indicated by Official Documents of the Government
Resumo
O presente trabalho buscou provocar reflexões a partir das relações entre as indicações dos documentos oficiais no que tange o desenvolvimento do cidadão em sua plenitude com a Literatura de forma que pudesse se demonstrar que esta, devido às suas características singulares, é capaz de suprir tal necessidade indicada e, como, se levado em conta os parâmetros curriculares (PCNs 2000 e PCN +), se percebe um afastamento e apagamento da disciplina nos currículos de forma que seja apenas tratada como uma disciplina auxiliar de outras matérias (gramática ou história, por exemplo) ou que seja isolada e simplificada para a área de leituras. A partir de leituras de autores consagrados na área literária e artística foi possível notar e reforçar a importância da disciplina literária não como ensino de metodologia de análise (escolas literárias, crítica histórica), tal como acontece hoje, mas como uma disciplina que é capaz de auxiliar os alunos – e, portanto, leitores não profissionais – e jovens a saberem mais do mundo e de si mesmos, de uma forma que a experiência literária permite, formando-os num conhecimento universal – e por isso também individual, possibilitando, assim, o tão desejado desenvolvimento pleno do cidadão.
Abstract
The present article seeks to instigate reflection between the Brazilian law prescriptions (Lei de Diretrizes e Bases, LDB, and Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA) and official educational documents (Parâmetros Curriculares Nacionais dos anos 2000, PCN, and PCN +) regarding the full individual development, with Literature in such a way that it would be possible to show that this school subject, due its singular characteristics, could provide the law indications and (population) needs. And taking into account the practical indications on PCN and PCN +, it would be possible to take notice that Literature is treated as an auxiliary subject (for History or Grammar, or just as a reading subject) and slowly vanished from the curriculum by this simplification. For this article we used renowned theorists (Literature theorists or Art theorists), and it was possible to notice the importance of Literature in classroom, not as we see in nowadays, as an analysis methodology teaching, but as a subject that can help students – and, non-professional readers – to earn a new worldviews, such as a selfknowledge too, in a way that only the universal content that belongs to Literature. Assuming this, our hypothesis is that Literature could meet the needs that the law and official documents seeks but does not receive its due treatment.
Referências
BARTHES, Roland. Aula. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2015.
______. O prazer do Texto. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Pârametros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em:
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases, lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em:
BRASIL. Câmara dos Deputados. Estatuto da Criança e do Adolescent:e, 12. Ed, Brasília, disponível em:
CAI NÚMERO DE ALUNOS COM NOTA MIL NA REDAÇÃO E SOBE TOTAL DE ZERO. Disponível em:
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e Literatura. In: Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
ENEM: MAIS DE 53 MIL CANDIDATOS TIRAM NOTA ZERO NA REDAÇÃO. Disponível em:
GOIS, Antônio. Só 22% dos que chegam ao ensino superior no país são proficientes em leitura e matemática, mas salto de qualidade entre gerações é significativo. O Globo, 2016. Disponível em:
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. 6. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2016.