INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Um Estudo de Caso

  • Andréa Oliveira Almeida
  • Vânia de Oliveira Ananias

Resumo

O direito à educação para todos os alunos é uma garantia prevista em Lei e na Constituição Federal, sendo assim o acesso não é assunto de discussão, mas a permanência sim, principalmente quando se trata do aluno com deficiência. Sendo assim, este trabalho se refere a inclusão do aluno Surdo no Ensino Superior. O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo de inclusão de Surdos no Ensino Superior e se há barreiras que dificultam sua permanência. Foi feito um estudo de caso com um aluno Surdo ingressante em um Centro Universitário na Cidade de Volta Redonda. O instrumento utilizado foi uma entrevista em forma de um questionário online com esse estudante e os seus professores a respeito da inclusão. Observamos que é necessário urgentemente facilitar a aprendizagem de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – aos professores deste meio acadêmico. 

Como Citar
ALMEIDA, Andréa Oliveira; ANANIAS, Vânia de Oliveira. INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1232>. Acesso em: 24 nov. 2024.