CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: Uma Análise dos Verbos Impessoais

CONTRIBUTIONS OF LINGUISTIC THEORY TO GRAMMAR TEACHING: An Analysis of Impersonal Verbs

  • Juliana Barros Nespoli

Resumo

Neste trabalho, buscou-se discutir como as pesquisas realizadas no campo da Linguística, área responsável pelo estudo científico da linguagem, podem contribuir para as aulas de Língua Portuguesa, em particular para o ensino de gramática. A fim de ilustrar essa contribuição, foi analisado um fenômeno variável: os verbos impessoais de apresentação de existência. Esses verbos foram explicados na perspectiva da Sociolinguística no que diz respeito à alternância “ter” e “haver” e à concordância. Constatou-se que os diferentes saberes gramaticais – da norma vernácula, das gramáticas tradicionais e das pesquisas linguísticas –, que são mobilizados na formação docente, devem constituir as bases para um ensino de gramática produtivo, em especial as explicações provenientes das diferentes teorias, que podem funcionar como subsídio para o estudo sistemático da diversidade de formas linguísticas, incluindo as formas padronizadas.

Como Citar
NESPOLI, Juliana Barros. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: Uma Análise dos Verbos Impessoais. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, may 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2761>. Acesso em: 23 nov. 2024.