A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE ENADE: A Perspectiva Metacognitiva do Ensino da Língua Portuguesa

  • Alexandre Batista da Silva UGB

Resumo

- Desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção de textos multimodais ou multissemióticos que circulam nos diversos campos da atividade humana;


- Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;


- Utilizar a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise;


- Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina, redigindo tantas quantas forem as versões necessárias para considerar o texto produzido bem escrito.


- Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências do gênero e das condições de produção;


-Constituir um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento da linguagem e sobre o sistema linguístico, relevantes para as práticas de escuta, leitura e produção de textos;


-Apropriar-se dos instrumentos de natureza procedimental e conceitual necessários para a análise e reflexão linguística (delimitação e identificação de unidades,compreensão das relações estabelecidas entre as unidades e das funções discursivas associadas a elas no contexto).

Como Citar
DA SILVA, Alexandre Batista. A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE ENADE: A Perspectiva Metacognitiva do Ensino da Língua Portuguesa. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 3, may 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2821>. Acesso em: 23 nov. 2024.