AS MARCAS POLIFÔNICAS NO DISCURSO DE LIDERANÇAS VOLTADAS PARA PROJETOS SOCIAIS
UMA ANÁLISE DA ENUNCIAÇÃO
Resumo
O presente projeto apresenta um estudo das Marcas Polifônicas no Discurso de Lideranças
Voltadas para Projetos sociais: uma análise da enunciação. Para isso, realizamos levantamento
bibliográfico e pesquisa de campo, com entrevistas abertas e fechadas. Foram entrevistados
12 alunos, sendo quatro do curso de Administração; quatro do curso Serviço social e quatro
alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos. O objetivo geral foi verificar a formação
discursiva que capacita ao discente desenvolver consciência social. Específico Identificar a
percepção de ética social no discurso acadêmico; observar as representações linguísticas do
discurso social na memória sociocognitiva; verificar junto aos discentes o que entendem por
consciência social e a sua importância competitiva. O locus de análise foi Volta Redonda-
Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB. Nas análises, foi possível verificar que a ética
constitui e delimita a comunidade acadêmica, fazendo com que os alunos e futuros
profissionais tenham uma visão critica do sistema moral da sociedade que lhes é apresentado
ao longo do curso. Assim, a identidade do futuro profissional é criada no processo dialógico
da relação entre linguagem, sociedade e história, por diferentes vozes sociais que são
orientadas por um Plano Pedagógico de Curso. Os PPC por sua vez têm sua base na LDB que
está alinhada às necessidades históricas sociais atuais. Contudo, a análise dos discursos dos
alunos entrevistados revelou em alguns casos maior relevância à proposta indivíduo voltada
para Políticas Sociais. Em outros, a ênfase dada a essa formação foi menor.