DANÇA: UMA PROPOSTA EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

  • Enilson de Oliveira UGB
  • Carolyne Maciel Almeida
  • Lucimara Moreira Santos Sousa

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar se a Dança faz parte do Currículo Escolar das Escolas públicas e Estaduais da primeira fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio de uma abordagem cronológica, traça um panorama sobre a evolução histórico-social da Dança desde suas origens ancestrais até sua inserção como disciplina nas grades curriculares escolares. Seguidamente, contextualiza a disciplina no currículo legislativo educacional e no cenário brasileiro. Aponta as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da área por não apresentarem afinidades e/ou domínio da mesma e por não saberem os benefícios proporcionados por este conteúdo. Apesar de a dança estar presente na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, ela é descontextualizada da discussão sobre seleção cultural, realizada pelos currículos escolares. Por fim, apresenta um questionamento feito com os professores a fim de traçar respostas do porquê que eles não aplicam o conteúdo Dança nas aulas de Educação Física.

Como Citar
DE OLIVEIRA, Enilson; ALMEIDA, Carolyne Maciel; SOUSA, Lucimara Moreira Santos. DANÇA: UMA PROPOSTA EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/842>. Acesso em: 24 nov. 2024.