DANÇA: UMA PROPOSTA EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar se a Dança faz parte do Currículo Escolar das Escolas públicas e Estaduais da primeira fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio de uma abordagem cronológica, traça um panorama sobre a evolução histórico-social da Dança desde suas origens ancestrais até sua inserção como disciplina nas grades curriculares escolares. Seguidamente, contextualiza a disciplina no currículo legislativo educacional e no cenário brasileiro. Aponta as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da área por não apresentarem afinidades e/ou domínio da mesma e por não saberem os benefícios proporcionados por este conteúdo. Apesar de a dança estar presente na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, ela é descontextualizada da discussão sobre seleção cultural, realizada pelos currículos escolares. Por fim, apresenta um questionamento feito com os professores a fim de traçar respostas do porquê que eles não aplicam o conteúdo Dança nas aulas de Educação Física.