ESTÍMULO À LEITURA

CAMINHO DE ENCANTAMENTO E DESCOBERTA

Autori

  • Alessandra Hilda Souza Farias Gomes UGB
  • Natália Jennifer da Silva Oliveira UGB
  • Elisa Andrade Costa UGB

Parole chiave:

Cânone, Letramento, Literatura, Sala de aula

Abstract

Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a importância do trabalho com a literatura em sala de aula que ultrapasse a leitura canônica, muitas vezes, considerada a único relevante de ser apresentada aos estudantes. Nesse contexto, no que diz respeito à literatura no ensino médio, os alunos precisam ler inúmeros autores consagrados, associando-os a correntes literárias e ao contexto histórico. Assim, percebe-se que, nem sempre, abre-se espaço às obras contemporâneas na grade curricular das escolas, tal como as obras que os alunos costumam ler por conta própria, ou seja, livros que não são exigidos em sala de aula e, às vezes, malvistos por muitos professores e críticos literários justamente por não fazerem parte das obras consideradas de prestígio.

Pubblicato

2024-06-27

Come citare

Souza Farias Gomes, A. H., da Silva Oliveira, N. J., & Andrade Costa, E. (2024). ESTÍMULO À LEITURA: CAMINHO DE ENCANTAMENTO E DESCOBERTA. JORNIC, 1, PDF. Recuperato da https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3283

Fascicolo

Sezione

Tecnologias e Ensino de Línguas