OS JOGOS COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR DO EDUCADOR MATEMÁTICO

  • Daiana da Silva Leite UGB
  • Maria Cristina Tavares de M. Danelon UGB

Resumo

Para que o aprendizado matemático se concretize, é fundamental que o aluno tenha confiança na sua capacidade de aprender. Este artigo tem como objetivo principal apresentar um breve levantamento das possíveis causas da dificuldade enfrentada pelos alunos na aprendizagem dos conceitos matemáticos, bem como contribuir com a formação docente ao subsidiar a elaboração de uma estratégia pedagógica que facilite a construção desses conceitos pelos discentes. O grande desafio dessa disciplina é a transição do concreto para o pensamento abstrato. Apesar de a Matemática ser utilizada na vida de todos diariamente, sem aparente dificuldade, quando é apresentada na escola, a realidade se mostra outra. É necessário que a formação inicial e continuada do professor de matemática seja concebida na perspectiva do desenvolvimento profissional. No sentido de minimizar esse problema, ressalta-se a urgência da ação docente reflexiva que analise melhores estratégias de ensino. Após pesquisa bibliográfica, pode-se concluir que a utilização de jogos e outras atividades lúdicas podem servir como estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem, tendendo a melhorar o desempenho do aluno, bem como sua visão sobre o ensino/ aprendizagem da matemática. Para tanto, a formação docente, inicial e continuada, deve estar subsidiando a práxis educacional.

Como Citar
LEITE, Daiana da Silva; DANELON, Maria Cristina Tavares de M.. OS JOGOS COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR DO EDUCADOR MATEMÁTICO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 1, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/121>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)