EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMISMO E CONSUMO VERDE: Visão Sistêmica Contra a Alienação do Consumo

  • Vagner dos Santos Alves UGB

Resumo

O mundo contemporâneo caracteriza-se por uma intensa complexidade. O avanço das telecomunicações permitiu à tecnologia ampliar seu campo de ação e a pós-modernidade se configura em uma série de elementos envolvidos no cotidiano das pessoas que, ao invés de facilitar a compreensão do mundo, torna-o ainda mais difícil de ser decifrado. Nesse contexto, um dos grandes desafios que se coloca para o homem é a compreensão dos elementos naturais que regem o planeta e a forma como a ação antrópica implica em suas alterações. Neste artigo, procuramos esclarecer as relações existentes entre consumo e impactos ambientais, bem como salientar o papel da escola formal na contribuição de uma visão sistêmica do homem com o planeta. A Educação Ambiental, prevista em lei para ser adotada pelas escolas, está longe de cumprir seu papel conscientizador. A própria escola precisa buscar novas formas de atuação para, de fato, fazer com que haja educação ambiental, sem a qual a natureza continuará sendo impactada, podendo trazer consequências inimagináveis para o homem a médio e longo prazos. Ao longo do artigo, cruzando pensamentos de importantes estudiosos da área ambiental, econômica e pedagógica, procuramos mostrar o real papel da Educação Ambiental, vertente do estudo fundamental para o homem nesta contemporaneidade, para uma relação mais harmônica do homem com o meio em que está inserido. 

Como Citar
ALVES, Vagner dos Santos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMISMO E CONSUMO VERDE: Visão Sistêmica Contra a Alienação do Consumo. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 1, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/127>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)